Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Científica de Educação
Atual
Arquivos
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Equipe Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
2025: ANAIS CIAI XXIX
2025: ANAIS CIAI XXIX
Publicado:
30-05-2025
Anais
Uma aposta na potencialidade do passado/da tradição
Ronaldo Manzi Filho
PDF
A concepção progressista de John Dewey e a influência do seu pensamento em inovações metodológicas atuais
Norma Mendes Guimarães Alves
PDF
Do corpo à consciência: práticas tradicionais de cura entremulheres Purhépecha (México) e suas ressonânciasinterculturais com o Brasil
Euzelene Rodrigues Aguiar
PDF
EDUCAÇÃO EM MUSEUS: reflexões sobre o sentido dereciprocidade na comunicação museológica
Lilian Santos da Silva Fontanari
PDF
El criterio de la interculturalidad en la Educación Superior Mexicana
Margarito Ortega Ballesteros
PDF
Entre Textos e Práticas: Cultura, Resiliência e Saberessobre Educação e Saúde entre os hebreus sob umaPerspectiva Antropológica
Ana Paula Cavalcante Alencar da Silva
PDF
La chagra Ticuna: un espacio biocultural para la preservación de rituales, plantas medicinales y saberes ancestrales en la Amazonia colombiana
Alberto Carvajalino Slaghekke
PDF
La Universidad Intercultural Indígena de Michoacán: Un espacio para la inclusión de las comunidades
Jennifer Martínez Murillo, Ulises Vargas Jerónimo
PDF
Patrimonio Inmaterial, identidad y turismo en España
José Manuel Rodríguez Rodríguez
PDF
Requalificação do Patrimônio Cultural (I)Material doMoinho Velosense: Desenvolvimento, Território eCultura, em Salto Veloso, Estado de Santa Catarina, Brasil
Célia Regina De Bortoli
PDF
A construção tecnológica e a estética na arquitetura: o limite do reflexo estético (antropomorfizador) no pensamento arquitetônico moderno
Augusto César Chagas Paiva
PDF
A diversidade social e cultural no ensino de inglês
Lucas Ferreira Amaral, Anna Klara Pelecer, Valdilene Elisa
PDF
A Educação Escolar Indígena no Ceará: reconhecendo identidades
Maria Veirislene Lavor Sousa
PDF
A Formação do Pedagogo para a Coordenação Pedagógica: Análise das Matrizes Curriculares em Instituições Públicas de Goiás
Kelly Cardoso de Araújo Alve, Daniella Couto Lôbo
PDF
A Irmandade do Senhor Bom Jesus de Cuiabá, símbolo e imagem
Ney Iared Reynaldo
PDF
A Marmelada de Santa Luzia e a Antropologia: Cultura, Patrimônio e Identidade
Dionete Silva Pimenta
PDF
A Importância Do Ensino De Literatura No Processo De Aprendizagem Na Educação Básica: Um Estudo A Partir Da BNCC
Maura de Oliveira Lima de Freitas, Crystiane Batista Leal
PDF
As contribuições da literatura infantil para as políticas de educação inclusiva: Com olhar a partir da diversidade
Maria de Fátima Macedo Silva, Marcelo Máximo Purificação
PDF
As Contribuições Dos Recursos Imagéticos No Ensino De Cartografia Para Alunos Surdos
Karla Janaina de Souza Brito Pires, Daniela do Couto Lôbo
PDF
As Políticas Educacionais E A Gestão Escolar: Finalidades Educativas E Impactos No Contexto Neoliberal
Waldomira Jesus do Amaral Santos, Daniel Junior de Oliveira
PDF
Educação infantil: a relevância da psicomotricidade para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança na educação infantil1
Bruna Caponi Borba, Lucineide Maria de Lima Pessoni
PDF
Políticas Afirmativas e Estudos Culturais: Educação Intercultural e Etnografia nas Narrativas Autobiográficas de Jovens Umbandistas no Terreiro e na Escola
Elisângela Campos Silva Honório, Marcelo Máximo Purificação
PDF
Políticas de Inclusão para Alunos com Transtorno do Espectro Autista nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental em Trombas - GO
Eliney Pereira Souto, Elianda Figueiredo Arantes Tiballi
PDF
Transgeneridade masculina e educação – uma revisão de literatura à luz dos estudos de gênero
Fernando Schoenberger Machado, Dostoiewski Mariatt de Oliveira Champangnatte
PDF
AS CORES DA INFÂNCIA: relações étnico-raciais em uma escola de Taiobeiras-MG
Grasiela Ramos de Oliveira, Benedito Gonçalves Eugênio
PDF
Corpo Quebranto: o imaginário das rezadeiras como construção de abordagens artístico-pedagógicas no teatro
Iuri Nascimento Souza, Marise de Santana
PDF
CORPOS (IN)SUBMISSOS: Relações Étnicas e Sexualidades Dissidentes em narrativas Docentes e Discentes
Gilvania Oliveira Ferreira, Aroldo Santos Fernandes Júnior
PDF
Cultura alimentar e educação popular: partilhas de mulheres ciganas na EJA
Yêda Danniely Quintiliano Almeida, Carolina Lorena Coelho, Everton Luiz Simon
PDF
DIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Ação de tolerância ou de inclusão das famílias homoparentais?
Élida Tavares Da Silva Escorcio
PDF
Educação Antirracista e Educação Integral em Tempo Integral: um currículo para a diversidade no NEABI de Itiruçu/BA
Gilvânia Oliveira da Pureza Santos, Daniel Valério Martins, Geane Oliveira das Graças
PDF
Escrevivências Da Infância Negra: Processos Subjetivos De Existência E Re-Existência Na Contemporaneidade
Cecília Maria Vieira
PDF
Escritas de si e sobre o (auto) amor : narrativas (auto)biográficas de mulheres negras atuantes na feira do Joaquim Romão, em Jequié-BA
Larisse Oliveira Araújo Oliveira Araújo, Ana Cláudia Lemos Pacheco
PDF
Festival das Artes, ancestralidades em movimento: práticas artístico-pedagógicas para uma educação antirracista
Ana Carolina Fialho de Abreu
PDF
Movimentos da identidade étnico-racial nos discursos e práticas infantis em uma instituição de Educação Infantil em Brumado-Bahia
Paula Maria da Silva Chaves
PDF
A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky comofundamento para uma educação transformadora nascomunidades ciganas
Carolina Lorena Coelho, Yêda Danniely Quintiliano Almeida, Daniel Valério Martins
PDF
O ensino das artes na formação das identificações étnicas, de gênero e sexual: práticas pedagógicas de um colégio quilombola
Thiago Santos de Jesus, Núbia Regina Moreira
PDF
Aprender Para Ensinar: Formação Continuada De Professores De Educação Física Na Didática Desenvolvimental
Marcos Jerônimo Dias Júnior, Raquel Aparecida Marra da Madeira Freitas
PDF
Arqueogeografia, um método de análise do territóriosociocultural: o estudo de caso do Crematório deCadáveres de Perdizinhas e do Vala Comum da SantaMaria, no epicentro do massacre final da Guerra doContestado, no Sul do Brasil
Nilson Cesar Fraga
PDF
Ponto de Memória Digital ODEERE: preservação e difusão da memória institucional e suas dimensões étnica
Ruan Rocha Mesquita, Marise de Santana, Edson Dias Ferreira
PDF
Colonialidade E Decolonialidade Na Literatura Infantojuvenil Sobre Migrantes
Antonia de Paula Ribeiro, Cláudia Valente Cavalcante
PDF
Relações Étnicas e Ações Afirmativas: Uma análise do sistema de cotas na UESB, campus Jequié
Gabriel de Jesus das Neves, Danilo César Souza Pinto, Luiz Gustavo Santos da Silva
PDF
Coordenação Pedagógica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades em tempos de aulas remotas
Maria Goretti Quintiliano Carvalho, Mayuanny Takayamã Souza e Silva
PDF
Cotidiano No Brasil Nos Chamados “Anos De Chumbo” Daqueles 21 Anos Da Ditadura Militar
Meire Nunes Viana, Daniel Valério Martins
PDF
Eduarda de Oliveira Leite
Eduarda de Oliveira Leite, Isabella da Silva Morais, Valdilene Elisa da Silva
PDF
Da Universidade Medieval à Educação Contemporânea:Modelos e Transformações no Ensino Superior
Giancarlo Moser, Tiago Henrique Almino Francisco, Rosa Beatriz Madruga Pinheiro
PDF
Tecendo Resistências: Poéticas Decoloniais Nas Vozes De Cora Coralina E Leodegária De Jesus
Marta Bonach Gomes
PDF
Educação do Campo no Brasil contemporâneo: conquistas, desafios e resistências em tempos de retrocesso
Rural Education emerges as a recent achievement in Brazilian history, advocating for aneducation that takes place in the countryside and is built upon the needs and realities of ruralpopulations. This study, of a qualitative and bibliographic nature, seeks to analyze thechallenges and perspectives of Rural Education in contemporary Brazil, highlighting the need tostrengthen discussions as part of a broader project aimed at social transformation.
Graziele Santos Ribeiro, Esther Marciano Barbosa, Emillyn Rilla Alves dos Santos, Gersileide Paulino de Aguiar Vilela
PDF
Quais re-Existências Decoloniais? Uma Análise Dos Movimentos Sociais Do Campo Em Itauçu-Goiás (1950-1960)
Elisabeth Maria de Fátima Borges, Amone Inácia Alves
PDF
Educação do campo, formação docente e diversidade: uma análise das matrizes curriculares da UFCAT e da UFG frente à Resolução CNE/CP n.º 4/2024
Luciana Cândida Duarte, Esther Marciano Barbosa, Carlla Barbosa de Morais Ramos, Dulce Batista Chaves Buzeli, Graziele Santos Ribeiro, Maria Zeneide Carneiro Magalhães de Almeida
PDF
Educação do campo, movimentos sociais e políticas públicas: avanços e desafios na garantia do direito à educação no meio rural
Esther Marciano Barbosa, Renato Barros de Almeida
PDF
Potencialidades de uma abordagem racializada dos conteúdos de Geografia
Winicius Alves de Freitas, Lorena Francisco de Souza
PDF
Educação superior, desenvolvimento sustentável, e cooperação sul-sul: exemplos da Amazônia
Luis Eduardo Aragón Vaca
PDF
Políticas Educacionais E Interlocução Com Políticas De Proteção De Crianças E Adolescentes Vítimas De Violência Sexual
Édar Jessie Dias Mendes da Silva, Maria Esperança Fernandes Carneiro
PDF
Educação tecnológica e teoria histórico-cultural: por uma formação crítica
Michele Barros Souza Iucatan
PDF
El protagonismo invisible de la mujer indígena en las crónicas
María Elcy Castellanos Gómez
PDF
Elefante na sala: o estigma do peso na formação dos profissionais da saúde
Brenda Ramos Silva, Giulia Junqueira Dutra, Marina Rodrigues Barbosa
PDF
Ensino de Geografia e as Relações Étnico-raciais: Avanços e perspectivas dos livros didáticos de Geografia da rede estadual de Goiás
Sâmilla Sousa de Paiva, Lorena Francisco de Souza
PDF
Entre Memórias e Cerrado: A Gestão de Cartas no Instituto Bernardo Élis
Kalita Torres de Moura
PDF
Imigrantes do Haiti e sentidos atribuídos à educação
Brunna Thais Reis Sales, Cláudia Valente Cavalcante
PDF
Interculturalidade, inclusão social e literatura: um olhar antropológico sobre o conto Mágoa de Vaqueiro de Hugo de Carvalho Ramos
Carmem Lucia Pereira Barros Cardoso Lopes, Rogerio Pereira Borges
PDF
Jovens Ciganos e Educação: um campo científico invisibilizado ou uma cultura invisibilizada?
Juliana Carrijo Naves Fernandes, Cláudia Valente Cavalcante
PDF
Juventudes, Educação e Cultura Política: processos formativos em disputa
Juliana Fernanda Borges Pereira, Cláudia Valente Cavalcante
PDF
Levantamento histórico sobre as desigualdades, o dualismo, as finalidades e o contexto atual da educação
Karla Adriana Bonfanti, Elianda Figueiredo Arantes Tiballi
PDF
Mulheres Imigrantes e Escola no Brasil: Um Estado do Conhecimento (2019–2024)
Jovana Lino Bontempo, Cláudia Valente Cavalcante
PDF
O impacto negativo do uso da inteligência artificial no contexto acadêmico e suas implicações para a saúde pública.
Fabiana Campos Casaroli, Paulo Autran Leite Lima
PDF
O Papel Da Educação Incultural No Desenvolvimento Da Criança Nos Anos Iniciais
Edaiane Sales de Sousa, Vanessa Moreira Victor Oliveira
PDF
O processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino fundamental anos iniciais na rede municipal de educação de Inhumas-GO
Suely Martins Furtado Vila Verde
PDF
OS IMPACTOS DAS PERSPECTIVAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Raquia Rabelo Rogeri, Maria Esperança Fernandes Carneiro
PDF
Ações Afirmativas, Educação Superior E Refugiados; Um Estado Do Conhecimento
Rândala Maria de Morais Nogueira y Rocha, Cláudia Valente Cavalcante
PDF
Corpo E Deficiência: Por Uma Epistemologia Decolonial
Sheila Santos Carvalho Ribeiro
PDF
Dilúvio vermelho, lembranças da enchente que engoliu o patrimônio da cidade de Goiás
Gleidson de Oliveira Moreira
PDF
Literatura e educação de relações étnico-raciais no Ensino de Geografia
Lavínia de Sousa Almeida Mendes, Lorena Francisco de Souza
PDF
Marechal Cândido Rondon (1865-1958) e a Ética do Encontro: Uma Análise Antropológica do Contato Interétnico no Brasil
Marcelo Vieira Walsh
PDF
O Trabalho Com A Compreensão A Partir Do Gênero Vlog
Fabiano Mesquita de Sousa
PDF
Percepção e mediação docente do brincar como caminho pedagógico para o desenvolvimento infantil em Barra do Garças – MT
Vanessa Moreira Victor Oliveira, Edaiane Sales de Sousa, Cristyane Batista Lea
PDF
Poetizando o Patrimônio Cultural: Educação Patrimonial e Ensino de Poesia na Escola
Fábio Júlio de Paula Borges, Raíssa Santos José, Divina Helena Tolentino
PDF
Vestígios arqueológicos na mesorregião Oeste de Santa Catarina - Brasil
Vera Lúcia Breyer
PDF
A Política De Educação Étnica Da China E A Lei De Cotas Do Brasil: Legislações E Documentos
Baobao Ma, Amone Inácia Alves, Kellen Cristina Prado da Silva
PDF
Edição Atual
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
Português (Brasil)
Español (España)
English
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Navegar
Desenvolvido por
Open Journal Systems