O processo de inclusão de estudantes com transtorno do espectro autista (TEA) no ensino fundamental anos iniciais na rede municipal de educação de Inhumas-GO
Palavras-chave:
Transtorno do Espectro Autista (TEA), Educação Inclusiva, Práticas Pedagógicas, DiversidadeResumo
Este estudo está articulado nas diretrizes da educação inclusiva pautada no direito à educação,igualdade de oportunidades; valorização das diferenças e diversidade. Desse modo, seuobjetivo foi compreender, analisar e discutir como se dá a inclusão dos educandos com TEA narede municipal de educação de Inhumas, visando a promoção de um ambiente escolarinclusivo e de formação continuada para professores. No percurso metodológico, mapeou-se ascaracterísticas e necessidades educacionais dos estudantes com TEA por meio duas buscas, asaber: 1) na Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto de Informaçãoem Ciência e Tecnologia (IBICT), elegendo como recorte temporal o período de 1996, ano emque se estabelecem as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao ano de 2024; 2)levantamento e identificação junto a toda comunidade escolar sobre como se dá adaptaçãocurricular e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam às necessidadesespecificas dos estudantes e após essas duas buscas, foi oferecido como proposta formativa,visitas in loco e articulação com formação continuada voltadas para práticas pedagógicas. Oprocesso pautou-se na avaliação das práticas pedagógicas adotadas nas escolas municipais eos processos de ensino e aprendizagem que permitiu identificar lacunas existentes noatendimento a esses alunos, que foram utilizadas para implementar estratégias pedagógicasespecificas na formação continuada promovida. Para a coleta de dados dos estudantes comTEA, utilizou-se a entrevista semi-estruturada com familiares, assistentes de sala e professoresregentes. Para a realização desta pesquisa, foram utilizados autores que desenvolvem estudosnos campos temáticos referentes ao processo de inclusão, tais como Nunes e Araújo (2011), eTrivinõs (1987). Como resultados, obteve-se assistentes de sala e professores regentes, quereconheceram a relevância da formação dos professores e as estratégias de ensino utilizadas;considerando as possibilidades de desenvolver e implementar estratégias pedagógicasespecificas na formação continuada dos professores que atuam com alunos autistas nasturmas regulares e que possam ser realizadas em todo contexto escolar. O objetivo geral foiatingido, uma vez que os relatos dos professores indicaram que a formação contribuiusignificativamente para a melhoria de suas práticas pedagógicas e para promoção de umambiente escolar inclusivo.