https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/issue/feed Revista Científica de Educação 2024-09-13T12:23:40-07:00 Cristyane Batista Leal rce@facmais.edu.br Open Journal Systems <p><strong>Foco e escopo</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">A Revista Científica de Educação é um periódico científico, especializado na área de Educação, editada pela Faculdade de Inhumas – FacMais. Sendo um periódico multitemático, tem como propósito contribuir com a difusão do conhecimento produzido no campo da Educação e com a atualização do debate que se realiza neste campo.</span> <span style="font-weight: 400;">As seções editorias da RCE são: </span><em><span style="font-weight: 400;">Artigos</span></em><span style="font-weight: 400;"> – espaço destinado à publicação de artigos multitemáticos, decorrentes de estudos investigativos vinculados à área de educação; </span><em><span style="font-weight: 400;">Em debate</span></em><span style="font-weight: 400;"> – seção destinada ao atendimento de demandas contínuas do debate contemporâneo de temas educacionais, com publicação de trabalhos acadêmico-científicos em diferentes formatos: ensaios; resenhas comentadas; relatórios de pesquisa; sínteses de dissertações e de teses; relatos de experiência. A Revista Científica de Educação está aberta à publicação de trabalhos inéditos que tomem como objeto temas pertinentes ao campo da Educação, especialmente relacionados a Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos, Instituições e Políticas educacionais. </span></p> https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/161 A CONSTRUÇÃO DA SOCIEDADE MOÇAMBICANA: UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O MANUAL DE CIÊNCIAS SOCIAIS DA 6ª CLASSE 2024-09-13T10:17:32-07:00 Luís Alberto Zavala luisalberto@gmail.com <p>Este artigo, objectiva reflectir em torno dos manuais do ensino primário em Moçambique, produzidos desde o ano de 2016, mas com maior incidência no manual de Ciências Sociais da 6ª classe, da autora Firoza Bicá, chancelada pela Porto Editora por ser o que apresenta erros de conteúdo que colocam Moçambique noutras latitudes geográficas, comprometendo deste modo a soberania nacional. Método de Abordagem: A pesquisa optou por uma a bordagem qualitativa, porque visa fazer um estudo exploratório de modo a interpretar e compreender os erros de conteúdo patentes no referido manual. Técnicas de Pesquisa: Constituiu-se como técnicas de pesquisa, a pesquisa bibliográfica e documental. Resultados do Estudo: O estudo mostrou que os erros de conteúdo estão localizados nas páginas 15, 16, 48, 59 e 78. Todavia, o erro de conteúdo mais gritante, encontra-se na página 59, que retira Moçambique da África Austral e coloca-o na África Oriental juntamente com outros países da região como, Zâmbia, Zimbabwe e Malawi, o que fez com que o Governo da República de Moçambique, através do Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano (MINEDH), decidisse a retirada deste livro no subsistema do ensino primário, com efeitos imediatos a partir de 02 de Junho de 2022.</p> 2024-09-13T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2022 Facmais - Faculdade de Inhumas https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/162 A RELAÇÃO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS COM IMPLICAÇÕES PSÍQUICAS NO TEMPO DE PANDEMIA 2024-09-13T10:34:54-07:00 Isabella Ribeiro Costa isabella.costa.ufg@gmail.com <p>O presente artigo tem como objetivo retratar alguns recursos que foram utilizados neste tempo de pandemia, pandemia esta, que está sendo vivenciada pelo mundo todo, e explanar práticas que perpassam por uma didática virtual e demonstra a construção de vínculo entre aluno e professor, por um meio midiático que tem sido bem relevante para o ensino educacional. Porém, é importante destacar as evidências com base nas dificuldades encontradas por parte de alguns, sendo aqueles que não têm acesso à internet e aos que recebem atividades especializadas (alunos do AEE2). Este estudo também propõe refletir aspectos de saúde psíquica que tem afetado grande parte dos estudantes, gerando uma série de problemas interpessoais e sociais no contorno de suas ocupações diárias. Pautando nos desafios criados em meio ao isolamento social, sendo que parte das pessoas não cumpre por não poderem parar de trabalhar, vivendo então no meio da propagação do vírus, sendo ruas das cidades e outras que são da área da saúde. No entanto, métodos foram utilizados decorrentes ao meio virtual para a contemplação de aulas on-line, retomando os estudos, dando seguimento e alcançando conclusões de um trabalho docente, que tem conseguido uma devolutiva neste período de atividades virtuais em média de 80% dos alunos do Ensino Fundamental e 60% dos alunos do Ensino Médio, tendo uma porcentagem relativamente satisfatória no nível do fundamental e regular no nível médio. (Fonte: dados elaborados pela autora). Portanto, este estudo justifica-se mediante a necessidade de compartilhar situações de vivências dos integrantes da sociedade, e de fatos que foram acometidos e gerados de um impacto que afetou o mundo. Com base nesses aspectos, utiliza-se como metodologia, argumentos apoiados nos referenciais teóricos como Linhares e Enumo (2020) e Valente (1993a, 1993?). Contudo, as considerações deste, nos proporcionarão reflexões e percepções diante o enfrentamento das adversidades, de modo a cooperar com as habilidades do desenvolvimento humano (interno e externo), capaz de perpassar os limites a nós impostos.</p> 2024-09-13T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2022 Facmais - Faculdade de Inhumas https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/163 ENQUANTO SEU LOBO NÃO VEM: FORMAÇÃO HUMANA NA LITERATURA INFANTIL 2024-09-13T11:08:42-07:00 Laiza da Silva Sousa laizadasilva@aluno.facmais.edu.br Cristyane Batista Leal cristyaneimagem@gmail.com <p>O presente trabalho é desenvolvido como uma pesquisa bibliográfica e documental que tem como tema a literatura na educação infantil como alternativa para a formação de leitores críticos e reflexivos. Por muitas vezes, quando se fala em literatura logo se associa como uma ferramenta para auxiliar na leitura, escrita para apreensão de conteúdos ou como uma forma de se ensinar códigos morais. Este trabalho pretende refletir sobre a forma como a literatura infantil vem sendo trabalhada na escola. A questão problema que norteia o texto é: como a literatura infantil nos anos iniciais da educação infantil pode contribuir para a formação de leitores? O artigo discute, a partir das contribuições de Candido (1972-2004), as funções da literatura na formação do ser humano; com Lajolo (1993) reforça a importância da literatura na formação de leitores na escola. Analisamos o livro Enquanto seu lobo não vem, de Guimarães (2020). Com Perrotti (1986) e Coelho (2000) discutimos o utilitarismo e moralização da literatura infantil defendendo-a como a arte da palavra.</p> 2024-09-13T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2022 Facmais - Faculdade de Inhumas https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/164 COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA: UMA ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO ESCOLAR NO PERÍODO PANDÊMICO 2024-09-13T11:27:17-07:00 Marta Magna Pina de Melo Souza martamagna@aluno.facmais.edu.br Heloísa Helena Barreira Carvalho heloisamelo@aluno.facmais.edu.br <p>A enormidade de problemas advindos da pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo afetou a área educacional. Medidas austeras de isolamento social, interrupção das atividades da vida cotidiana, e, principalmente a suspensão das aulas presenciais constituiu uma problemática para as escolas. Objetivou-se neste estudo, analisar a importância do trabalho do coordenador pedagógico durante o período de aulas remoto. No enfrentamento dos desafios assumiu relevância as estratégias de adequação dessa atuação no acompanhamento e assessoria aos docentes visando a consolidação da Proposta Pedagógica. A compreensão das mudanças que influenciaram no método de aulas online, as dificuldades apresentadas pelo corpo docente, bem como a interação e participação dos alunos e famílias na utilização da plataforma digital se evidenciaram. Nesta pesquisa, optou-se por um percurso metodológico adotando o método misto com abordagem quali-quantitativa. Utilizou-se o questionário semiestruturado com questões coletadas no ambiente escolar. O objeto de estudo consistiu em quatro unidades escolares periféricas pertencentes à rede estadual de Goiás. A análise dos dados pautou-se nos relatos associados às condições inerentes de cada escola e às tecnologias digitais disponíveis. Os resultados revelaram que nas falas e vivências dos CP’s a educação não estava apta a ministrar aulas à distância devido a ineficiência das redes digitais e despreparo dos docentes. Houve uma readequação do espaço escolar embora, com participação insuficiente da família e evidente desinteresse dos alunos. Conclui-se, contudo, que a partir da mobilização do CP, tornou-se possível adequar, compartilhar os aplicativos digitais e minimizar o prejuízo do ensino e aprendizagem na pandemia.</p> 2024-09-13T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2022 Facmais - Faculdade de Inhumas https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/165 SEXUALIDADE E MARCADORES DA DIFERENÇA: OLHAR O CORPO, ENXERGAR IDENTIDADES E POSSIBILIDADES NA ESCOLA 2024-09-13T12:14:14-07:00 Olcimar Ferreira Gomes olcigomes@gmail.com Ronaldo Manzi Filho manzifilho@hotmail.com <p>Esse estudo parte de uma questão que muitas vezes é deixado à margem do enfoque educacional: problemas de gênero e sexualidade. Tratamos essas questões como um dos marcadores de identidade; no caso, marcadores que se guiam por uma heteronormatividade. Assim, a escola será tratada como um dispositivo de poder que reproduz e perpetua uma rede de poder dos quais estamos submetidos sem percebermos. Propomos explorar esses jogos existentes nas desigualdades de gênero e sexualidade na escola utilizando-se principalmente dos estudos de Louro, que se guia, por sua vez, nas reflexões de Foucault. Refletiremos sobre as implicações do biopoder e da biopolítica nos marcadores sociais das diferenças em relação ao gênero e à sexualidade; traremos apontamentos sobre o corpo e sua identidade e como pensar outras possibilidades de marcação social na escola; por fim, realizaremos uma reflexão que tem a pretensão de nos tirar do lugar comum de reprodução de valores heteronormativos.</p> 2024-09-13T00:00:00-07:00 Copyright (c) 2022 Facmais - Faculdade de Inhumas