https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/issue/feedRevista Científica de Educação2024-09-14T08:54:39-07:00Cristyane Batista Lealrce@facmais.edu.brOpen Journal Systems<p><strong>Foco e escopo</strong></p> <p><span style="font-weight: 400;">A Revista Científica de Educação é um periódico científico, especializado na área de Educação, editada pela Faculdade de Inhumas – FacMais. Sendo um periódico multitemático, tem como propósito contribuir com a difusão do conhecimento produzido no campo da Educação e com a atualização do debate que se realiza neste campo.</span> <span style="font-weight: 400;">As seções editorias da RCE são: </span><em><span style="font-weight: 400;">Artigos</span></em><span style="font-weight: 400;"> – espaço destinado à publicação de artigos multitemáticos, decorrentes de estudos investigativos vinculados à área de educação; </span><em><span style="font-weight: 400;">Em debate</span></em><span style="font-weight: 400;"> – seção destinada ao atendimento de demandas contínuas do debate contemporâneo de temas educacionais, com publicação de trabalhos acadêmico-científicos em diferentes formatos: ensaios; resenhas comentadas; relatórios de pesquisa; sínteses de dissertações e de teses; relatos de experiência. A Revista Científica de Educação está aberta à publicação de trabalhos inéditos que tomem como objeto temas pertinentes ao campo da Educação, especialmente relacionados a Educação, Cultura, Teorias e Processos Pedagógicos, Instituições e Políticas educacionais. </span></p>https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/178A CULTURA REGIONAL E O LETRAMENTO: UM ESTUDO DA VIDA E OBRA DO CORDELISTA ZEZÉ FOLHETEIRO2024-09-13T16:44:33-07:00Renata Minelli da Silvarenataminellidasilva@gmail.comCleonildo Mota Gomes Júniorcleonildo.junior@yahoo.com.br<p>ALiteratura de Cordel é uma manifestação cultural literária, nascida no nordeste<br>brasileiro e que faz parte da prática do letramento literário, um processo resultante do<br>ato de ensinar e aprender dentro das práticas sociais, uma forma de internalização da<br>leitura que reflete na escrita. Diante deste contexto, o presente artigo objetivou verificar<br>como a literatura de cordel, a partir das obras de Zezé Folheteiro, contribui para o<br>processo da alfabetização e letramento. Buscou-se identificar a real possibilidade de<br>suas obras expressarem valores sociais e culturais à alfabetização e ao letramento, a<br>sua contribuição para esses conhecimentos e a valorização do Letramento Literário.<br>Aplicou-se a abordagem da pesquisa bibliográfica, através das concepções de Freire<br>(1978, 2003, 2007, 2009 e 2011), Soares (2001, 2010, 2012 e 2017), Cosson (2006 e<br>2014), Kleiman (1995), Solé (1998) e Tfouni (1995), que foram cruciais para fundamentar<br>sobre o processo de alfabetização e letramento, e a relevância do letramento literário.<br>O estudo contou também com a pesquisa documental e análise crítica e reflexiva das<br>obras de Zezé Folheteiro a partir de um estudo de caso. Constatou-se que as obras de<br>Zezé Folheteiro são um exemplo do processo de letramento onde o artista adquiriu<br>conhecimento através da sua vivência e contato com o mundo, compreendendo-se que<br>o letramento é uma ferramenta que resgata os preceitos socioculturais, não se<br>desligando da escolarização, mas que coincide com os valores e conhecimentos<br>externos.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/177ADEQUAÇÃO E USO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO NO PERÍODO REMOTO2024-09-13T16:39:36-07:00Angela Glaucia da Silvaangelaglaucia053@gmail.comCesar Renato da Rochacesarrenatoczs@gmail.com<p>O objetivo deste artigo é mostrar como o conhecimento foi disseminado no<br>contexto da pandemia de Covid-19 e como os docentes se adaptaram ao uso das<br>Tecnologias da Informação e Comunicação (doravante, TICs) no processo de ensino<br>e aprendizagem neste momento de crise sanitária e humanitária. Para tanto,<br>investigamos através de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa, como as instituições<br>de ensino se reestruturaram e se reconstruíram no período do isolamento social,<br>quando as atividades pedagógicas foram continuadas através do ensino remoto. O<br>estudo fundamenta-se nos escritos dos autores Boaventura de Sousa Santos (2020;<br>2006), António Nóvoa (2014), Moita Lopes (2008) entre outros. Os resultados apontam<br>que o processo pedagógico no período remoto teve que ser reinventado, planejado<br>com novos olhares pelos docentes e que as ferramentas tecnológicas da comunicação<br>e informação estarão recorrentemente presentes em suas práticas cotidianas.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/198APRESENTAÇÃO2024-09-14T08:50:57-07:00Daniel Junior de Oliveiradanielvalerio@usal.esCirlene Pereira dos Reis Almeidacirlene@facmais.edu.brElisabeth Maria de Fátima Borges elisabeth@facmais.edu.br<p>A Revista Científica de Educação (RCE), do Centro Universitário Mais - UniMais, recebe no ano de 2024/02, o Dossiê Educação Contemporânea: Múltiplas Perspectivas, proposto por intermédio de parcerias em rede interinstitucional pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação PPGE - do Centro Universitário Mais - UniMais.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/179UN ANÁLISIS DEL PROCESO DE SOBRECULTURALIDAD REFLEJADO EN LOS TRABAJOS DE FIN DE GRADO DE ESTUDIANTES INDÍGENAS DE LA UNIVERSIDAD INTERCULTURAL INDÍGENA DE MICHOACÁN2024-09-14T03:58:57-07:00Daniel Valério Martinsjjfadelino@hotmail.comPedro Henrique Silvestre Nogueirapedrohenrique.livia91@gmail.comRuan Rocha Mesquitarocharuan@live.comRute Morais Souzaruteredes@gmail.com<p>Esta investigación analizó los Trabajos de Fin de Grado de la Universidad Intercultural Indígena de Michoacán (México), buscando evidencias de la educación intercultural como herramienta para el desarrollo local y comunitario. Utilizó el método del Paradigma Indiciario asociado a la metodología del Estado del Conocimiento para luego realizar los análisis de Contenido y Discurso del material colectado. En los resultados se observó una búsqueda de fortalecimiento de la identidad a través de sus símbolos, preocupación con la soberanía alimentaria, el tema de género y de la educación. Se concluye que hay una relación directa con el concepto de Sobreculturalidad, cuando predica sobre la supervivencia cultural, con el uso de herramientas no autóctonas, como el propio sistema educativo.<br>Palabras clave: Sobreculturalidad. Educación. Trabajo de Fin de Grado.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/180CONCEPÇÕES E CONTRADIÇÕES DA BNCC: análise sobre teorias curriculares2024-09-14T04:30:42-07:00Eunice Nóbrega Portelaeunicenp65@gmail.comDirce Maria da Silvadircem54@gmail.com<p>O presente artigo investiga a elaboração de currículos no Brasil, destacando o papel das mudanças sociais e das ideologias políticas na construção curricular. Examina a evolução do conceito de currículo enfatizando sua natureza dinâmica e não neutra, e como este reflete as visões políticas dominantes, citando Silva (2005) e Apple (1982) para argumentar que o currículo serve aos interesses de grupos específicos. Critica-se a orientação prescritiva das políticas e normativas educacionais, apontando a falta de embasamento em teorias críticas e uma tendência à educação liberal focada em produtividade. O texto aborda a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como tentativa de estabelecer aprendizagens essenciais, mas questiona sua eficácia em atender à diversidade e às necessidades educacionais complexas. Conclui-se com a necessidade de reflexões críticas sobre as práticas curriculares atuais, visando à inclusão e a representatividade na educação brasileira, destacando a importância de abordagens críticas na formulação de currículos que respondam às realidades sociais do país.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/194A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM: análise do filme Enigma de Kaspar Hauser numa perspectiva vigotskyana2024-09-14T07:29:32-07:00Douglas Gomes da Silvadouglassilva@aluno.facmais.edu.brRaquel A. Marra da Madeira Freitasraquelfreitas@facmais.edu.br<p>RESUMO<br>Este artigo é resultado da análise da formação do pensamento e da linguagem numa perspectiva vygotskyana, trazendo compreensão de como a interação com o meio, com a cultura e com a sociedade pode ajudar no processo de desenvolvimento do indivíduo. Para a análise da formação do pensamento e da linguagem, temos como elemento propulsor o filme do cineasta alemão Werner Herzog intitulado “Enigma de Kaspar Hauser”, o qual retrata a história de um jovem de origem misteriosa que não teve nenhum contato com a sociedade até os seus 16 anos de idade. Tendo isso em consideração, utilizou-se como metodologia a investigação bibliográfica sobre a formação do pensamento e da linguagem, para tal foram utilizadas as referências: Dongo-Montoya (2021); Joenk (2002); Meshcheryakov (2010); Pino (2010); Vygotsky (1998, 2003, 2008, 2010) entre outras. Desta forma, discute-se: a interação com meio e como ele age para o desenvolvimento dos processos mentais superiores, a formação do pensamento e da linguagem e como uma ajuda no desenvolvimento da outra, a construção do processo interpsíquico e intrapsíquico do indivíduo.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/181EDUCANDO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: incluído ou inserido na sala de aula? a flexibilização curricular e o processo de inclusão escolar2024-09-14T04:52:44-07:00Lidiane da Silva Lopeslidiane.santos@seduc.go.gov.brKarine Barbosa da Silvakarinebsilva@gmail.comMarlene Barbosa de Freitas Reismarlene.reis@ueg.brCláudio Pires Vianaclaudio.viana@ueg.br<p>Este estudo tem como objetivo compreender e discutir questões referentes ao entendimento de educação especial em uma perspectiva inclusiva nas instituições de ensino regular. O texto evidencia a relevância da flexibilização curricular no processo de educação inclusiva voltado para o ensino de pessoas com Necessidades Educacionais Especiais, dentre eles os educandos com deficiência intelectual. Para tanto, empregou-se como metodologia a revisão de literatura. Na elaboração deste estudo foram utilizados documentos que norteiam a inclusão escolar, dentre eles estão as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e a Política Nacional de Educação Especial. Como referencial teórico, foram utilizados autores de referência nacional e internacional; dentre eles: Mantoan (2003; 2004), Moreira e Candau (2007), Perrenoud (2000), Reis (2021), Ropoli (2010), Sacristán (1998), Stainback (1999), Silva e Reis (2011). O texto aponta para a necessidade da práxis docente com ações educativas baseadas na valorização da diversidade presente nos ambientes educativos, bem como no respeito às singularidades de cada educando. Dessa forma, destaca a inclusão pela desenvoltura da escola em responder de modo eficaz às diferenças de aprendizagens dos educandos por meio das flexibilizações curriculares necessárias.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/182ENSINA-SE LITERATURA?2024-09-14T05:46:11-07:00Dirce Maria da Silvadircem54@gmail.comWiliam Alves Biserrawiliamalvesbiserra@gmail.comEunice Nóbrega Portelaeunicenp65@gmail.com<p>O presente texto tem por objetivo discorrer sobre o ensino de Literatura no contexto da Educação Básica, estabelecendo uma análise comparativa, buscando identificar semelhanças, diferenças ou possíveis pontos de conflito nas orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular quanto ao desenvolvimento da leitura literária e do ensino de Literatura. Como disciplina inerente ao campo das artes, ao migrar para a esfera pedagógica, como matéria de conhecimento e aprendizagem da área de Humanidades, a Literatura passou a suscitar reivindicações mais efetivas, concomitante ao desenvolvimento da leitura literária. A partir de 2017 o termo “ensino” de Literatura passou a dar lugar à expressão “leitura literária” compreendida como caminho a ser construído dentro de um processo contínuo de formação, que não pode ser ensinado, mas articulado por um conjunto de leitores e textos, que, por conseguinte, precisa ir além da leitura fragmentada de excertos de obras presentes nos livros didáticos.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/183ENTRE AS TEORIAS E AS PRÁTICAS: o ensino de História sob perspectivas interdisciplinares2024-09-14T06:11:35-07:00Cleusa Teixeira de Sousacleotsou@gmail.comGilberto Cézar de Noronhanoronha.gilberto@gmail.com<p>Este artigo objetiva trazer à luz dos debates algumas reflexões acerca de duas concepções frequentemente discutidas entre especialistas e estudiosos das temáticas relativas ao Ensino de História, dada a relevância desses temas no cenário do conhecimento epistemológico e sistematizado no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem e seu entrelaçamento com a interdisciplinaridades dos objetos de conhecimento trabalhados no bojo das disciplinas escolares que compõem a área das ciências humanas e para além delas. Para tanto, metodologicamente optamos pela investigação qualitativa baseada no cotejamento de fontes bibliográficas enfatizando analises e discussões relevantes para a compreensão da temática de abordagem deste estudo. Nesse sentido, partimos dos escritos de Barros (2014), Bourdieu (2004), Gadamer (1997), Hartog (2003), Koselleck (2006), Rüsen (2009; 2014); Ricoeur (1995; 1997); Paulo Freire (1996), dentre outros.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/184PRODUÇÃO DE SABERES: formação docente e construção da identidade profissional2024-09-14T06:28:46-07:00Sara Lutéria Ribeiro Pereira Costaluteriasara@gmail.comVanessa Martins da Silvavanessa.ueg.silva@gmail.comKarla Vitoriano e Silva Almeidakarla.vitoriano@ueg.br<p>O objeto dessa pesquisa é a formação docente, delimitado na análise da importância da identidade profissional do docente. A pesquisa se justifica, visto que, a compreensão da formação e a construção da identidade moldam a visão e o papel do docente em sua práxis profissional na formação inicial e continuada de professores. O problema norteador da pesquisa é “De que maneira os processos de formação docente influenciam a construção da identidade profissional dos educadores no contexto atual, considerando os desafios contemporâneos da educação e a práxis pedagógica?”. O objetivo é analisar a importância e as influências da formação docente e a construção da identidade profissional no contexto atual. O procedimento metodológico adotado é de uma pesquisa qualitativa, analítica e teórica, sendo bibliográfica embasada nos autores, Curado Silva (2017); Pimenta (1999); Pimenta e Lima (2006); Nóvoa (1992); Freire (1996); Tardif (2002, 2014) e outros. Também é documental com análise da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e da Resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE). Os resultados da pesquisa demonstram que a formação docente e a identidade profissional são construídas ao longo da formação inicial e continuada, permitindo ao docente, refletir criticamente sobre a ação na ação.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/185FINALIDADES EDUCATIVAS E PEDAGOGIAS: uma relação necessária2024-09-14T06:39:32-07:00Denise Elza Nogueira Sobrinhadenise.sobrinha@ifg.edu.brVanessa Martins da Silvavanessa.ueg.silva@gmail.comKarla Vitoriano e Silva Almeidakarla.vitoriano@ueg.br<p>O presente artigo tece reflexão sobre as finalidades educativas e sua relação necessária com as teorias pedagógicas e suas respectivas pedagogias, a partir, principalmente, das elaborações de Dermeval Saviani. O texto procura mostrar como a classe burguesa lançou mão das teorias para compor e recompor a sua hegemonia e também que o acesso à educação e ao conhecimento crítico e emancipado da classe trabalhadora é possível por meio de uma pedagogia contra-hegemônica como a Pedagogia Histórico-Crítica. Evidencia a importância de se conhecer o nexo entre fins educativos e meios pedagógicos como necessidade não só epistemológica, mas, sobretudo, política, uma vez que a educação tem servido aos interesses da classe dominante de forma cada vez menos disfarçada e cada vez mais acintosa em relação à classe trabalhadora.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/186FINALIDADES EDUCATIVAS E PEDAGOGIAS: uma relação necessária2024-09-14T06:56:44-07:00Denise Elza Nogueira Sobrinhadenise.sobrinha@ifg.edu.brVanderleida Rosa de Freitas e Queirozvanderleida.queiroz@ifg.edu.brJoana Peixotojoana.peixoto@ifg.edu.br<p>O presente artigo tece reflexão sobre as finalidades educativas e sua relação necessária com as teorias pedagógicas e suas respectivas pedagogias, a partir, principalmente, das elaborações de Dermeval Saviani. O texto procura mostrar como a classe burguesa lançou mão das teorias para compor e recompor a sua hegemonia e também que o acesso à educação e ao conhecimento crítico e emancipado da classe trabalhadora é possível por meio de uma pedagogia contra-hegemônica como a Pedagogia Histórico-Crítica. Evidencia a importância de se conhecer o nexo entre fins educativos e meios pedagógicos como necessidade não só epistemológica, mas, sobretudo, política, uma vez que a educação tem servido aos interesses da classe dominante de forma cada vez menos disfarçada e cada vez mais acintosa em relação à classe trabalhadora.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/188A CONTÍSTICA DE BARIANI ORTENCIO: cultura como educação2024-09-14T07:04:15-07:00Lilian de Castro Junqueiralilian.junqueira@ueg.br<p>Esse artigo apresenta uma análise das representações peculiares do autor Bariani Ortencio (1924-2024). O objetivo precípuo é destacar sua representatividade na divulgação da cultura goiana por meio de suas múltiplas atividades literárias, enfatizando a que mais lhe conferia mais dedicação libidinal era de escritor regionalista e folclorista. Seus contos regionalistas foram objeto da tese O conto de Bariani Ortencio e os sentidos de Goianidade, concluída pela autora desse texto, em 2019 no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás (UFG). A perspectiva para a escolha da temática foi a identificação de que Ortencio, tanto quanto Guimaraes Rosa, Érico Veríssimo, Graciliano Ramos, com seus estilos literários valorizavam a cultura regional,. A tese anunciada é de natureza qualitativa, de metodologia, eminentemente, bibliográfica. E o método, o caminho, adotado é o Praxiológoco, do sociólogo francês, Pierre Bourdieu (1996; 2001; 2002; 2004 e 2006)2. Para dialogar sobre o tema, particularmente, a relação entre literatura e formação humana, constam textos do sociólogo da literatura Antonio Candido (2000;2002 e 2011) e de Roger Chartier (2011; 2013), além de outros autores como, por exemplo, Lygia Chiappini (2017). Um destaque importante refere-se ao fato de que na finalização da tese Bariani Ortencio estava com 94 anos e, a escrita desse texto conjuga, em grande medida uma justa homenagem ao inspirador temático, que faleceu em 15 de dezembro de 2023, deixando a herança de mais de 50 livros publicados, e uma novela que estava sendo editada e está com previsão de lançamento o mês de julho de 2024.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/189O PAPEL DA ESCOLA E O TRABALHO PEDAGÓGICO: apontamentos pela Tendência Histórico-Crítica2024-09-14T07:06:48-07:00Dayane Rita da Silveiradayane.rita@hotmail.com<p>O homem necessita de bens culturais para ser capaz de modificar o meio em que vive e desfazer as amarras com a desigualdade e a alienação que comprometem seu desenvolvimento humano. Com base nos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica, evidenciamos que a escola e o trabalho pedagógico realizado pelo professor têm papel fundamental na emancipação do ser social e na promoção de possibilidades para a transformação das relações sociais vigentes. Faz-se necessário, portanto, pensar em um didática que dê sentido aos conhecimentos oferecidos pela escola e que possibilite aos alunos aprenderem, de fato, para a vida. Isso se torna possível integrando o conhecimento científico com o que o aluno já traz da sua vivência de mundo, resultando, assim, em uma nova elaboração. Este artigo, resultado de uma revisão bibliográfica, tem o objetivo de explicitar o papel da escola e do fazer pedagógico realizado pelo professor à luz da Pedagogia Histórico-Crítica a fim de contribuir para a transformação da sociedade em um espaço mais justo e igualitário. Espera-se poder contribuir para reflexões acerca das relações vigentes na sociedade e refletir sobre as contribuições da tendência Histórico-Crítica para a formação de um sujeito com uma visão mais crítica e emancipadora.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/192A LUDICIDADE COMO FERRAMENTA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL2024-09-14T07:20:14-07:00Ana Julia Queiroz Melloanajuliaqmello@gmail.comYasmin Lúcio Lôboyasminluciolobo@gmail.comElisabeth Maria de Fátima Borgeselisabeth@facmais.edu.br<p>A ludicidade na Educação Infantil traz todo um diferencial no processo de ensino-aprendizagem das crianças, pois ela é um instrumento norteador deste processo. Esta pesquisa tem como objetivo analisar o papel da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil brasileira. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos através da pesquisa nos possibilitaram refletir sobre a prática pedagógica e as atribuições do uso da ludicidade para o desenvolvimento integral da criança. Diante do exposto, conclui-se que a ludicidade tem grande importância para o processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, pois é uma ferramenta favorável e incentivadora para a prática docente, além disso, contribui para um ensino de qualidade e significativo para as crianças.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/193FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES NO ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL2024-09-14T07:23:29-07:00Natália Cosme de Morais Alvesnataliaalves@aluno.facmais.edu.brStéffany Alves da Silvasteffanysilva@aluno.facmais.edu.brDaniel Junior de Oliveiradanieljunior@facmais.edu.br<p>O presente artigo dar-se-á por meio de uma análise crítica acerca do que são as finalidades educativas escolares e como elas poderão e como são compreendidas no ensino de História do ensino fundamental, especificamente no 5° ano, em anos de avaliações externas. Apresenta-se uma discussão acerca das políticas públicas educacionais do ensino fundamental, e como essas políticas são pautadas na quantificação do ensino em vez de buscar a qualidade do ensino em todas as disciplinas, não somente uma disciplina específica. As políticas neoliberais, por meio do Banco Mundial e demais organizações multilaterais, estão cada vez mais focadas em fazer com que as disciplinas que levam à criticidade e autonomia do sujeito sejam cada vez mais desvalorizadas, dando foco somente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, pois são essas disciplinas cobradas nas avaliações externas realizadas em Estados e Municípios, fazendo com que alunos e professores sofram com as tensões dessas avaliações externas.Tem-se por objetivo analisar o que são as finalidades educativas escolares e quais são as finalidades do ensino de História para alunos do 5° ano do ensino fundamental em ano de avaliações externas. A pesquisa é do tipo bibliográfica, amparada nos estudos de Libâneo (2023, 2018); Freitas (2022, 2018); Bittencourt (2018); Oliveira (2022) entre outros. Ao fim, evidencia-se que o ensino de História se faz necessário, pois contribui para a formação de sujeitos críticos que são capazes de compreender diversos temas que permeiam a sociedade brasileira, contribuindo para compreensão social, o que desperta o desejo da transformação social. Por isso advoga-se a favor da disciplina de história, que esta seja trabalhada no 5º ano do ensino fundamental de forma efetiva mesmo nos anos de avaliações externas.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimaishttps://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/195REGÊNCIA DO VERBO “ASSISTIR” NO SENTIDO DE “VER”, PRESENCIAR”: norma e uso em confronto2024-09-14T07:33:16-07:00Cirlene Pereira dos Reis Almeidacirlene@gmail.com<p>Este estudo verifica e compara as divergências referentes à gramática tradicional e à gramática descritiva, buscando mostrar essas duas concepções de estudos da língua. Conceitua regência verbal, tomando-se como pressuposto definições mais convencionais, bem como outras mais voltadas para o campo da linguística. Discorre acerca de algumas especificidades de verbo "assistir,” no sentido de ''ver,,, "presenciar, confrontando aspectos relacionados ao seu uso, tanto no que se refere à fala quanto à escrita. No que se refere à obtenção de dados do primeiro aspecto, utiliza-se de entrevistas; para o segundo, a produção de textos. Aponta como principais resultados: a) Dos grupos pesquisados, uma minoria faz uso da preposição, tanto no que diz respeito à oralidade quanto à escrita; b) É preciso haver um processo de relativização entre essas duas visões; e) Os professores de língua portuguesa devem ater-se a esse fato, de maneira a buscarem subsídios diversos que mostrem a língua em todas as suas especificidades.</p>2024-09-14T00:00:00-07:00Copyright (c) 2024 Centro Universitario Unimais