Jovens Ciganos e Educação: um campo científico invisibilizado ou uma cultura invisibilizada?

Autores

  • Juliana Carrijo Naves Fernandes
  • Cláudia Valente Cavalcante

Palavras-chave:

Ciganos, Juventude Cigana, Jovens Ciganos, Educação

Resumo

Este trabalho apresenta resultados parciais de uma tese em andamento intitulada “Jovensciganos, cultura e educação: significados e desafios no contexto escolar”. O objetivo éproblematizar as lacunas de dados identificadas no estado do conhecimento, a partir dosdescritores “jovens ciganos” e “juventude cigana”, localizados na Biblioteca Digital Brasileira deTeses e Dissertações (BDTD), e nos dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2024,disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(INEP), com foco em estudantes em situação de itinerância. A pesquisa, ainda emdesenvolvimento, está organizada em três etapas: (i) levantamento do estado doconhecimento; (ii) análise de dados quantitativos referentes à cultura cigana no Brasil; e (iii)pesquisa de campo com jovens ciganos. Esta comunicação tem como foco as duas primeirasetapas, buscando relacionar os dados estatísticos disponíveis sobre estudantes ciganos àsproduções acadêmicas sobre juventude cigana e escolarização. A metodologia adotada équalitativa e documental, estruturada em dois eixos analíticos. O primeiro consiste nolevantamento do estado do conhecimento por meio da análise de produções acadêmicasidentificadas a partir dos descritores mencionados, disponíveis na BDTD. O segundo eixorefere-se à análise de documentos oficiais, especialmente os dados do Censo Escolar daEducação Básica de 2024, com atenção aos registros sobre estudantes em situação deitinerância. Os resultados revelam uma significativa lacuna na produção acadêmica nacional noque se refere à juventude cigana, particularmente no campo educacional. Dos 174 trabalhosque abordam o descritor “ciganos”, apenas oito fazem menção direta a jovens ciganos, sendoprovenientes de programas de pós-graduação em Educação, Psicologia, Psicologia Clínica,Políticas Sociais e Enfermagem. Dentre esses, quatro pesquisas — Montini (2017), Silva(2017), Simões (2014) e Bareicha (2013) — apresentam os jovens ciganos como tema. No quese refere ao Censo Escolar 2024, observa-se a ausência de dados ou menções referente aosestudantes ciganos ou em situação de itinerância nas modalidades da educação básica, o queinvisibiliza essa população. Conclui-se que há um processo de invisibilização desses sujeitostanto no campo acadêmico como institucional, evidenciando a necessidade de ampliação dasinvestigações sobre escolarização e cultura cigana no Brasil, perpetuando uma culturahegemônica que historicamente desconsidera e estigmatiza essa população e que se reproduzno campo científico da educação e nos dados censitários.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

Juliana Carrijo Naves Fernandes, & Cláudia Valente Cavalcante. (2025). Jovens Ciganos e Educação: um campo científico invisibilizado ou uma cultura invisibilizada?. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/313

Edição

Seção

Anais