Imigrantes do Haiti e sentidos atribuídos à educação
Palavras-chave:
Educação, Sentidos Atribuídos, HaitianosResumo
Essa comunicação, recorte de uma Tese em Educação sobre uma comunidade haitiana ecultura corporal de movimento, tem como proposito apresentar os sentidos que imigrantesnacionais do Haiti atribuem à educação. As migrações internacionais têm aumentadoconsideravelmente nos últimos tempos e de acordo com a ONU a tendência é aumentar. NoBrasil, um dos fluxos migratórios que chamou a atenção foi a entrada do alto número denacionais do Haiti em diversos Estados brasileiros, em especial no Estado de Goiás.Considerado um fato inédito, houve a necessidade de compreender contextos sociais,educacionais e culturais acerca da migração de haitianos e haitianas no território goiano. Pararealizar a pesquisa, foram utilizados questionários e entrevistas aprofundadas com seteimigrantes do Haiti residentes em Goiás. Baseia-se no conceito de sentido atribuído naperspectiva de Bourdieu (1983), que concebe a percepção acerca do mundo social através darelação entre as estruturas sociais objetivas, às quais os sujeitos estão inseridos, e ascondições subjetivas ligadas à constituição do habitus, que influenciam os modos como osagentes agem, sentem e pensam no mundo, e do conceito de migração como um fato socialtotal que afeta a estrutura social, as relações de poder, a economia, a cultura e as identidadesde ambos os países envolvidos, conforme Sayad (1998). Como resultados, a pesquisa apontouque os imigrantes do Haiti atribuem distintos sentidos à educação: Educação como meio desuperação e emancipação; Educação como promotora de oportunidades; Educação comoconstrução coletiva e convivência; Educação como instrumento de desenvolvimento de umanação; e a Subordinação da escola à família e à religião. Conclui-se que os sentidos atribuídossão individuais quando dizem respeito à transformação da vida da pessoa e de sua família maispróxima. Eles expressam expectativas de crescimento, melhora das condições de vida evalorização pessoal; e coletivos quando dizem respeito à convivência social, aos vínculoscomunitários e à contribuição da educação para o bem comum, tanto no plano local quantoglobal. No entanto deve ser subordinada à família e a religião, pois são lócus de preservaçãodos costumes, valores e tradições da cultura haitiana.