Imigrantes do Haiti e sentidos atribuídos à educação

Autores/as

  • Brunna Thais Reis Sales
  • Cláudia Valente Cavalcante

Palabras clave:

Educação, Sentidos Atribuídos, Haitianos

Resumen

Essa comunicação, recorte de uma Tese em Educação sobre uma comunidade haitiana ecultura corporal de movimento, tem como proposito apresentar os sentidos que imigrantesnacionais do Haiti atribuem à educação. As migrações internacionais têm aumentadoconsideravelmente nos últimos tempos e de acordo com a ONU a tendência é aumentar. NoBrasil, um dos fluxos migratórios que chamou a atenção foi a entrada do alto número denacionais do Haiti em diversos Estados brasileiros, em especial no Estado de Goiás.Considerado um fato inédito, houve a necessidade de compreender contextos sociais,educacionais e culturais acerca da migração de haitianos e haitianas no território goiano. Pararealizar a pesquisa, foram utilizados questionários e entrevistas aprofundadas com seteimigrantes do Haiti residentes em Goiás. Baseia-se no conceito de sentido atribuído naperspectiva de Bourdieu (1983), que concebe a percepção acerca do mundo social através darelação entre as estruturas sociais objetivas, às quais os sujeitos estão inseridos, e ascondições subjetivas ligadas à constituição do habitus, que influenciam os modos como osagentes agem, sentem e pensam no mundo, e do conceito de migração como um fato socialtotal que afeta a estrutura social, as relações de poder, a economia, a cultura e as identidadesde ambos os países envolvidos, conforme Sayad (1998). Como resultados, a pesquisa apontouque os imigrantes do Haiti atribuem distintos sentidos à educação: Educação como meio desuperação e emancipação; Educação como promotora de oportunidades; Educação comoconstrução coletiva e convivência; Educação como instrumento de desenvolvimento de umanação; e a Subordinação da escola à família e à religião. Conclui-se que os sentidos atribuídossão individuais quando dizem respeito à transformação da vida da pessoa e de sua família maispróxima. Eles expressam expectativas de crescimento, melhora das condições de vida evalorização pessoal; e coletivos quando dizem respeito à convivência social, aos vínculoscomunitários e à contribuição da educação para o bem comum, tanto no plano local quantoglobal. No entanto deve ser subordinada à família e a religião, pois são lócus de preservaçãodos costumes, valores e tradições da cultura haitiana.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Brunna Thais Reis Sales, & Cláudia Valente Cavalcante. (2025). Imigrantes do Haiti e sentidos atribuídos à educação. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/311

Número

Sección

Anais