A concepção progressista de John Dewey e a influência do seu pensamento em inovações metodológicas atuais

Autores

  • Norma Mendes Guimarães Alves

Palavras-chave:

Progressismo, Pedagogia ativa, Metodologias ativas, Tecnicismo

Resumo

Este trabalho propõe analisar a relação entre a concepção pedagógica de John Dewey(1859-1952) e as inovações pedagógicas atuais denominadas metodologias ativas. O estudo éfeito a partir de uma análise crítica e reflexiva, por meio das categorias dialética e contradição.Trata-se de uma pesquisa qualitativa e bibliográfica, realizada a partir de artigos e capítulos delivros, apoiando-se, principalmente, em autores como Cunha (2008), Dewey (1959, 1976,1979), Duarte (2001, 2003), Freitas (2012, 2016), Libâneo (2005, 2016, 2019, 2022, 2025),Moran (2013, 2018), Peixoto (2016), Ramos (2001), Saviani (1994, 1999, 2011), Tiballi (2016,2020) e Vigotski (2003). Dewey trouxe diversas contribuições para o campo da educação,incluindo a escola nova e a pedagogia ativa. Sua proposta de “pensamento reflexivo” envolveum processo ativo que pressupõe a dúvida, o exame seletivo, o esforço consciente e,sobretudo, um propósito, buscando um conhecimento que deve partir de uma contínuareconstrução da experiência e de reflexão em torno das ações realizadas. As ideias de Deweysão coluna mestra para as atuais metodologias ativas que valorizam as inúmeras tecnologiasdigitais de informação e comunicação (TDIC) como parte fundamental nos processoseducativos. Dewey foi o pedagogista responsável pelas ideias do “aprender a aprender” e do“aprender fazendo”, dois temas que movimentam debates no mundo inteiro devido àcomplexidade e atualidade que encerram, e por serem alicerces das propostas pedagógicasque muitas vezes enfatizam o valor da experiência e das atividades práticas como finalidadeeducativa ao invés de meios de ensino-aprendizagem. Contudo, não obstante oreconhecimento da revolução que suas ideias trouxeram para a educação, o artigo traz umareflexão crítica à sua pedagogia, mostrando como as interpretações equivocadas de suaspropostas podem resultar em práticas mecanicistas e tecnicistas, quando enfatizam o fazerdesconectado do refletir sobre a ação, e como a metodologia da Aprendizagem Baseada emProblemas (PBL) pode ter seu potencial limitado ao concentrar-se excessivamente na soluçãode problemas específicos, negligenciando o desenvolvimento de uma base teórica sólida e dehabilidades críticas mais amplas. Dentro dessa perspectiva, o artigo sugere como principalcrítica à pedagogia de Dewey a ausência de uma percepção dialética em suas concepçõespedagógicas, capaz de integrar os elementos contraditórios que surgem em decorrência de suaprática.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Como Citar

Mendes Guimarães Alves, N. . (2025). A concepção progressista de John Dewey e a influência do seu pensamento em inovações metodológicas atuais. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/258

Edição

Seção

Anais