Relações Étnicas e Ações Afirmativas: Uma análise do sistema de cotas na UESB, campus Jequié

Autores

Palavras-chave:

Cotas raciais, Ensino superior

Resumo

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em desenvolvimento, apresentando como objetivo precípuo a análise do cenário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié, após a implantação do sistema de cotas na instituição. Inicialmente, o estudo se desenvolveu através de um levantamento histórico-documental das normas que embasaram a implantação da política de cotas na UESB, notadamente, das Resoluções do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade. Em um segundo momento, empreendeu-se uma avaliação dos dados relacionados ao número de alunos negros e negras que optaram pelo sistema de cotas na UESB, campus Jequié, no período compreendido entre os anos de 2009 e 2019, com base nos dados coletados junto à Secretaria Geral de Cursos da Universidade, dados esses compilados pelo Grupo de Trabalho de Ações Afirmativas, liderado pelo professor Dr. Danilo César do Nascimento Pinto. Os resultados obtidos denotam que, na série histórica em apreço, houve uma grande variação tanto na oferta de vagas para candidatos negros e negras optantes pelo sistema de reserva de vagas, quanto no acesso efetivo desses estudantes às vagas disponíveis, restando também evidenciada a relevância das atualizações e ajustes nas normas que regulamentam o programa para o aperfeiçoamento do sistema.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

de Jesus das Neves, G. ., César Souza Pinto, D. ., & Gustavo Santos da Silva, L. . (2025). Relações Étnicas e Ações Afirmativas: Uma análise do sistema de cotas na UESB, campus Jequié. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/291

Edição

Seção

Anais