O impacto negativo do uso da inteligência artificial no contexto acadêmico e suas implicações para a saúde pública.
Palavras-chave:
Inteligência artificial, Contextos acadêmicos, Saúde mental, Saúde PúblicaResumo
A Inteligência Artificial (IA) emergiu na década de 50 e, com o desenvolvimento de algoritmoscomplexos e o aumento da capacidade computacional, passou a ocupar papel central emdiversos setores. Atualmente, sua aplicação em universidades e na pesquisa científica temproporcionado automatização de tarefas e personalização do aprendizado. Entretanto, seu usoindiscriminado gera preocupações relacionadas à integridade acadêmica, à qualidade daaprendizagem e à saúde mental de estudantes e pesquisadores. Torna-se necessário acompreensão dos seus efeitos colaterais, especialmente com relação a saúde mental e aosaspectos éticos na comunidade acadêmica, com possíveis repercussões na saúde pública.Sendo assim, objetivou-se analisar o impacto negativo do uso da IA no contexto acadêmico esuas implicação para a saúde pública. Trata-se de uma revisão integrativa com abordagemqualitativa de publicações dos últimos cinco anos (2020–2025) nas bases SciELO, PubMed eScienceDirect. Foram utilizados descritores como "inteligência artificial", "educação superior","saúde mental", “ética”, “saúde pública” e "tecnologia na educação". Foram incluídos artigosrevisados por pares com texto completo e que abordassem a temática a ser estudada. Osdados foram organizados em quadros temáticos e avaliados por meio de análise de conteúdo.De acordo com os resultados encontrados, alguns estudos apresentaram que o uso excessivoda IA pode comprometer o desenvolvimento do pensamento crítico, gerando conhecimentosuperficial e redução da autonomia intelectual. Também foi observado um aumento de casos deplágio e fraudes acadêmicas. No âmbito da saúde mental e pública, pesquisadores estãopropensos a adquirirem níveis aumentados de ansiedade, estresse, Burnout devido a pressãopor maior produtividade e pela sobrecarga cognitiva associada ao uso da tecnologia. Outroponto de destaque, que pode gerar disparidades educacionais e sociais, é a desigualdade noacesso destas ferramentas, favorecendo grupos que possuam maiores recursos financeiros etecnológicos. Além disso, a ausência de regulamentações claras agrava dilemas éticosdificultando o controle institucional. Sendo assim, conclui-se que o impacto negativo do uso daIA em contexto acadêmico e suas implicações para a saúde pública se norteia pelo usoimprudente da tecnologia e, possivelmente, comprometedor da qualidade acadêmica e pelafalta de pensamento crítico e treinamento cognitivo do ensino e da aprendizagem gerando umageração de pesquisadores com prováveis problemas de saúde mental levando a uma crescenteproblemática da saúde pública. Sugere-se que as instituições estabeleçam diretrizes éticas,promovam formação adequada e ofereçam suporte acadêmico e psicológico, garantindo umuso consciente e responsável da IA no ambiente acadêmico.Palavras-chave: Inteligência artificial; Contextos acadêmicos; Saúde mental; Saúde Pública.