As Contribuições Dos Recursos Imagéticos No Ensino De Cartografia Para Alunos Surdos

Autores

  • Karla Janaina de Souza Brito Pires
  • Daniela do Couto Lôbo

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Alunos surdos, Marcos legais, Ensino de geografia, Cartografia

Resumo

A inclusão de alunos surdos na educação brasileira reflete um processo histórico de conquista de direitos e valorização da diversidade linguística e cultural. Com base nessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo apresentar os marcos legais e as políticas públicas relacionadas à educação inclusiva para alunos surdos no Brasil, com ênfase na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 e na Declaração de Salamanca de 1994. A aprendizagem dos alunos surdos é, em sua maioria, mediada com recursos didáticos. Nesse sentido, a investigação parte dos questionamento: Os recursos imagéticos podem ser utilizados para promover uma aprendizagem inclusiva e eficaz no ensino de Cartografia para alunos surdos do Ensino Médio? Considerando as particularidades dessa população, qual importância do trabalho do professor/intérprete? O objetivo geral é investigar a contribuição dos recursos imagéticos para o ensino de Cartografia no Ensino Médio, visando facilitar a compreensão e a aprendizagem dos alunos surdos, promovendo a inclusão educacional. A metodologia adotada é de natureza qualitativa, com enfoque documental e bibliográfico. A análise foi realizada a partir de legislações educacionais, diretrizes institucionais e estudos acadêmicos voltados à educação inclusiva, especialmente no que se refere aos direitos dos alunos surdos. O trabalho se fundamenta em autores que contribuem significativamente para o debate, como Mantoan (2003, 2006), que defende a inclusão como princípio ético e social; Bezerra (2024), que enfatiza a importância da formação continuada e do uso de tecnologias assistivas; Lodi (2021), que discute a valorização da Libras e a adaptação dos currículos; e Barbosa (2020), que analisa os desafios estruturais e pedagógicos enfrentados na prática da inclusão. O levantamento bibliográfico inicial aponta que, apesar da existência de um arcabouço legal que defende o direito à educação, há obstáculos na efetivação da inclusão de alunos surdos, como a formação inadequada de professores e a escassez de materiais pedagógicos acessíveis. O estudo evidencia que garantir uma educação de qualidade para alunos surdos exige não apenas o cumprimento das leis, mas mudanças nas práticas escolares, com valorização da Libras, uso de recursos visuais e reconhecimento da identidade surda no ambiente educacional.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

Janaina de Souza Brito Pires, K., & do Couto Lôbo, D. . (2025). As Contribuições Dos Recursos Imagéticos No Ensino De Cartografia Para Alunos Surdos. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/269

Edição

Seção

Anais