DIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA - Ação de tolerância ou de inclusão das famílias homoparentais?
Palavras-chave:
Direitos Humanos, Diversidade Familiar, Formação Docente, Sobreculturalidade, Famílias HomoparentaisResumo
Este estudo explora a inclusão das famílias homoparentais no ambiente educacional, fundamentada nos princípios dos Direitos Humanos (DH) e na prática da diversidade como alicerces para um futuro mais justo e inclusivo. Analisa o papel da escola, historicamente reprodutora de normas heteronormativas, mas com potencial transformador, e propõe práticas pedagógicas adaptadas, como a reformulação do Dia da Família, para acolher todas as configurações familiares. A pesquisa também destaca o uso de livros infantojuvenis com temas fraturantes como ferramentas de formação continuada para docentes, visando capacitá-los a lidar com a diversidade familiar e promover um ambiente inclusivo. Ao revisitar teóricos comoBobbio, Candau, Foucault e Martins, este estudo discute a evolução dos DH e a necessidade de políticas públicas que incentivem a formação docente contínua, combatendo a invisibilidade e a opressão. A abordagem da sobreculturalidade, segundo Valério, surge como uma via para equalizar as interseções culturais e socioeconômicas, promovendo um olhar inclusivo sobre a diversidade familiar e combatendo a homofobia no ambiente escolar.