Juventudes, Educação e Cultura Política: processos formativos em disputa

Autores

  • Juliana Fernanda Borges Pereira
  • Cláudia Valente Cavalcante

Palavras-chave:

juventude, educação, cultura política, democracia, participação

Resumo

A presente comunicação apresenta resultados parciais de uma dissertação em educação queinvestiga os sentidos atribuídos pelos jovens aos valores democráticos e os espaçoseducativos onde esses valores são constituídos. O estudo parte do entendimento da juventudecomo uma construção histórica e social, inserida em contextos marcados por desigualdades noacesso à vida pública e à cidadania. O principal objetivo é compreender como os jovenspercebem os valores democráticos e de que maneira os processos educativos, formais einformais, contribuem para a construção desses sentidos. A metodologia adotada é de naturezabibliográfica, com análise de dados secundários provenientes de pesquisas nacionais einternacionais sobre juventudes, democracia e participação, incluindo relatórios recentes edados estatísticos do Tribunal Superior Eleitoral. Esses dados permitiram identificar padrões etendências sobre o engajamento político dos jovens no Brasil contemporâneo. Os resultadosindicam um aumento expressivo no número de jovens eleitores, com crescimento de 47,2% emcomparação ao processo eleitoral de 2018. Apesar disso, há uma expressiva desconfiança emrelação aos partidos políticos e uma insatisfação geral com o funcionamento da democracia. Aparticipação juvenil se manifesta prioritariamente através do engajamento em pautasespecíficas e concretas, como as relacionadas à crise climática, movimentos antirracistas ecausas LGBTQIA+. Além disso, as redes sociais desempenham papel central na formaçãopolítica dos jovens, com destaque para a atuação de influenciadores digitais como mediadoresda informação. Os dados analisados permitem concluir que há uma reconfiguração significativada cultura política juvenil no século XXI, caracterizada por novas formas de engajamento e pelabusca de identificação com causas sociais mais próximas da vivência cotidiana dos jovens. Noentanto, a educação formal, em especial a escola, embora possua potencial formativo, tem semostrado um espaço tensionado por disputas ideológicas e marcado pela influência deagendas conservadoras e neoliberais. Este cenário aponta para a urgência de pensar políticaspúblicas e práticas pedagógicas que fortaleçam a formação cidadã crítica das juventudes.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

Juliana Fernanda Borges Pereira, & Cláudia Valente Cavalcante. (2025). Juventudes, Educação e Cultura Política: processos formativos em disputa. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/314

Edição

Seção

Anais