POLÍTICA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: deslocamento discursivo afirmativo para compensatório em tempos de universalização de cotas para quase todos?

Autores/as

  • Cláudia Valente Cavalcante PUC Goiás
  • José Maria Baldino PUC Goiás
  • Daura Hamú PUC Goiás

Palabras clave:

Educação Superior, Ações Afirmativas, Políticas de Cotas

Resumen

No Brasil contemporâneo outro olhar paira sobre os excluídos cultural e socialmente da garantia dos direitos sociais preconizados pela sociedade moderna. O diferencial se expressa pelo deslocamento discursivo dos nomeadamente marginalizados, “clientela” das Políticas compensatórias para o território político das ações afirmativas. Registra-se aqui um deslocamento discursivo provocado pela pressão dos novos movimentos sociais, tratados internacionais, legislações e iniciativas governamentais de caráter afirmativo. Com a aprovação da Lei de cotas 12.711/2012, o foco novamente desloca-se para as políticas universalizantes, minimizando o caráter reivindicatório do reconhecimento dos grupos étnico raciais dessas políticas. Este artigo objetiva questionar como a política de cota, originalmente pensada como uma ação afirmativa, desloca-se para política compensatória, reconfigurando o campo das disputas na educação superior.

Biografía del autor/a

Cláudia Valente Cavalcante, PUC Goiás

Doutora em Educação pela PUC Goiás. Professora no curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás e no Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação da PUC Goiás e pesquisadora do grupo de pesquisa Juventude e Educação.

José Maria Baldino, PUC Goiás

Sociólogo, Doutor em Educação, Prof. Titular PUC Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades-Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, LP Educação, Sociedade e Cultura, DP CNPq Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais.

Daura Hamú, PUC Goiás

Doutora em Educação pela PUC Goiás. Professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2016-12-02

Cómo citar

Valente Cavalcante, C. ., Maria Baldino, J. ., & Hamú, D. . (2016). POLÍTICA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: deslocamento discursivo afirmativo para compensatório em tempos de universalização de cotas para quase todos?. Revista Científica De Educação, 1(1), 55–73. Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/6