PERSPECTIVAS TEÓRICO-CONCEITUAIS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: VULGARIZAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA

Autores

  • Leandro Daniel Porfiro
  • José Maria Baldino

Palavras-chave:

Popularização da ciência, vulgarização, alfabetização

Resumo

O propósito destas reflexões é problematizar as diversas conceituações e sentidos pelos quais a temática popularização da ciência tem sido crivada em um tempo histórico contemporâneo em que tem sido mais recorrida e constituída como uma política pública. Tal esforço interpretativo coloca como indagação central as memórias e lembranças das chamadas feiras de ciências ocorridas em espaços escolares nos limiares do hoje ensino fundamental e médio brasileiro, que concepção de ciência é internalizada como habitus e em que sentido pode contribuir com a popularização da ciência.

Biografia do Autor

Leandro Daniel Porfiro

Doutor em Educação – Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor da Universidade Estadual de Goiás – UEG (Campus - Anápolis). Professor do Centro Universitário de Anápolis – UNIEVANGÉLICA. Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura. Integrante do DP CNPQ Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais.

José Maria Baldino

Graduação em Ciências Sociais. Especialista, Mestre e Doutor em Educação. Professor Titular da PUC Goiás. Área de Sociologia e Programa de Mestrado e Doutorado em Educação. Linha de Pesquisa Educação, Sociedade e Cultura, Vice- líder do DP CNPQ Educação, História, Memória e Culturas em diferentes espaços sociais.

Downloads

Publicado

12/21/2018

Como Citar

Daniel Porfiro, L., & Maria Baldino, J. . (2018). PERSPECTIVAS TEÓRICO-CONCEITUAIS DE POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA: VULGARIZAÇÃO, ALFABETIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA. Revista Científica De Educação, 3, e019005. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/25

Edição

Seção

Artigos