POLÍTICA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: deslocamento discursivo afirmativo para compensatório em tempos de universalização de cotas para quase todos?

Autores

  • Cláudia Valente Cavalcante PUC Goiás
  • José Maria Baldino PUC Goiás
  • Daura Hamú PUC Goiás

Palavras-chave:

Educação Superior, Ações Afirmativas, Políticas de Cotas

Resumo

No Brasil contemporâneo outro olhar paira sobre os excluídos cultural e socialmente da garantia dos direitos sociais preconizados pela sociedade moderna. O diferencial se expressa pelo deslocamento discursivo dos nomeadamente marginalizados, “clientela” das Políticas compensatórias para o território político das ações afirmativas. Registra-se aqui um deslocamento discursivo provocado pela pressão dos novos movimentos sociais, tratados internacionais, legislações e iniciativas governamentais de caráter afirmativo. Com a aprovação da Lei de cotas 12.711/2012, o foco novamente desloca-se para as políticas universalizantes, minimizando o caráter reivindicatório do reconhecimento dos grupos étnico raciais dessas políticas. Este artigo objetiva questionar como a política de cota, originalmente pensada como uma ação afirmativa, desloca-se para política compensatória, reconfigurando o campo das disputas na educação superior.

Biografia do Autor

Cláudia Valente Cavalcante, PUC Goiás

Doutora em Educação pela PUC Goiás. Professora no curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás e no Programa de Pós-graduação em Educação. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação da PUC Goiás e pesquisadora do grupo de pesquisa Juventude e Educação.

José Maria Baldino, PUC Goiás

Sociólogo, Doutor em Educação, Prof. Titular PUC Goiás, Escola de Formação de Professores e Humanidades-Sociologia, Programa de Pós-Graduação em Educação, LP Educação, Sociedade e Cultura, DP CNPq Educação, História, Memória e Cultura em diferentes espaços sociais.

Daura Hamú, PUC Goiás

Doutora em Educação pela PUC Goiás. Professora da Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

12/02/2016

Como Citar

Valente Cavalcante, C. ., Maria Baldino, J. ., & Hamú, D. . (2016). POLÍTICA DE COTAS NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS: deslocamento discursivo afirmativo para compensatório em tempos de universalização de cotas para quase todos?. Revista Científica De Educação, 1(1), 55–73. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/6