Colonialidade E Decolonialidade Na Literatura Infantojuvenil Sobre Migrantes

Autores/as

  • Antonia de Paula Ribeiro
  • Cláudia Valente Cavalcante

Palabras clave:

Literatura infantojuvenil, Colonialidade, Decolonialidade, Educação antirracista

Resumen

Objetiva-se analisar as representações de sujeitos migrantes na literatura infantojuvenil sobremigrações, relacionando-as à perspectiva de decolonialidade, a fim de verificar: se asrepresentações sociais dos migrantes apresentam elementos de colonialidade ou apresentamuma perspectiva decolonial. Os objetivos específicos se organizam como segue: a literatura e omundo social; conceitos de colonialidade, decolonialidade, poder simbólico e migrações comofato social total; e, análise das obras pela perspectiva decolonial. A pesquisa se justifica diantedo fenômeno global emergencial das migrações que se intensificaram a partir de 2010, e doBrasil como um dos países de destino de migrantes internacionais, necessitando promoverformas de acolhimento e integração para essas pessoas, incluindo-se os serviços públicos desaúde e educação. Trata-se de pesquisa bibliográfica e, como corpus de pesquisa, quatrotítulos: Para onde vamos, de J. Buitrago, Malala, a menina que queria ir para a escola, de A.Carranca, Um lençol de infinitos fios de S. Ventura, Migrantes, de I. Watanabe. As relaçõesentre literatura e contextos da realidade estão embasadas pela crítica sociológica e naconcepção quanto ao direito humano de acesso à literatura. Os conceitos de colonialidade edecolonialidade referem-se à dominação e exploração a partir do processo de colonização pelasubalternização de raças, etnias, culturas e gêneros, nas três formas: poder (poder, estrutura,cultura e sujeito), saber (sujeito, objeto e método) e ser (tempo, espaço e subjetividade), e aomovimento decolonial que objetiva desconstruir as lógicas que sustentam as bases dessepoder capitalista/moderno. Quanto ao projeto de decolonialidade, tratando-se de cultura,sujeito, subjetividade – ser e saber – há indicações que reforçam a imagem do migrante em umambiente no qual as formas sociais e culturais determinam o seu não pertencimento, mastambém formas de apoio recebido no país de destino, na integração e nas possibilidades quereforçam a sua posição de sujeito. Concluímos que as literatura, pela sua potencialidade dediálogo sobre as realidades do mundo, no tocante à condição migrante, contribui para acompreensão de uma visão social crítica quanto às representações construídas sobreidentidades, origem, cultura e que os estudos de decolonialidade como perspectiva para aanálise de textos literários reforçam a dimensão humana do sujeito e combatem as lógicasinstituídas que submeteram pessoas à condição subontológica pela desumanização. O texto serefere à Tese de doutoramento pelo PPGE PUC Goiás, financiada pela CAPES, vinculada aoGrupo de Pesquisa Direito à Educação de Migrantes Internacionais na Perspectiva de DireitosHumanos.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

de Paula Ribeiro, A. ., & Valente Cavalcante, C. . (2025). Colonialidade E Decolonialidade Na Literatura Infantojuvenil Sobre Migrantes. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/290

Número

Sección

Anais