A EDUCAÇÃO EM GOIÁS APÓS 1930: ENTRE OS IDEAIS DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) E DO ESTADO NOVO

Autores

  • Luciana da Silva Martins
  • Elianda Tiballi

Palavras-chave:

Escola Nova, Estado Novo, Escola Nova em Goiás

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar a proposta educacional implantada em Goiás após a revolução de 1930, em suas simetrias e contrastes com os ideais propostos pelo Manifesto dos Pioneiros pela Educação Nova de 1932 e as políticas educacionais do Estado Novo. Para tal propósito, realizamos uma pesquisa bibliográfica com exploração documental da revista OESTE, veículo de comunicação publicado em Goiás nos anos de 1942 a 1945, considerado um dos principais espaços de divulgação dos discursos do Governo goiano naquele período. Este estudo nos permitiu concluir que em Goiás o processo educacional implantado na década de 1940 foi marcado pelos ideais da escola nova, com ênfase em práticas educativas que atendiam aos propósitos políticos do governo de Getúlio Vargas.

Biografia do Autor

Luciana da Silva Martins

Mestre em Educação pela PUC-GOIÁS; participante do Grupo de Estudos e Pesquisa Pensamento Educacional Brasileiro (GEPPEB – PPGE-PUC Goiás); Professora da Educação Básica na rede Estadual de Educação – Indiara/Goiás. 

Elianda Tiballi

Doutora em Educação pela PUC - SP; Professora Titular do PPGE/PUC Goiás e da Faculdade de Inhumas; Pesquisadora CNPQ; Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Pensamento Educacional Brasileiro (GEPPEB – PPGE-PUC Goiás).

Downloads

Publicado

04/06/2018

Como Citar

da Silva Martins, L. ., & Figueiredo Arantes Tiballi, E. (2018). A EDUCAÇÃO EM GOIÁS APÓS 1930: ENTRE OS IDEAIS DO MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932) E DO ESTADO NOVO. Revista Científica De Educação, 2(1), 19–34. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/16