Educação do campo, formação docente e diversidade: uma análise das matrizes curriculares da UFCAT e da UFG frente à Resolução CNE/CP n.º 4/2024
Palabras clave:
Educação do Campo, Licenciatura em Educação do Campo, Matriz Curricular, Resolução CNE/CP n.º 04/2024Resumen
Este estudo visa objetivo apresentar, paralelamente, as disciplinas oferecidas nos cursos deLicenciatura em Educação do Campo na Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e daUniversidade Federal de Goiás (UFG – Campus Goiás), refletindo como a proposta curricularde cada curso estabelece um diálogo entre diversidade e a formação docente do campo frenteà Resolução CNE/CP n.º 04/2024. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográficodocumental, ancorada nos princípios do materialismo histórico-dialético, como a totalidade,contradição e historicidade. Observou-se, na análise das matrizes curriculares, que na UFCAT,o curso de Educação do Campo contempla disciplinas como “Questão agrária e agriculturafamiliar”, “Educação popular e os movimentos sociais” e “Diversidade e cultura”. Taiscomponentes indicam que há uma aproximação com temas discutidos pelos movimentossociais na defesa de uma educação do e no campo, como as contradições presentes narealidade material, a luta pela reforma agrária e a questão da agricultura familiar, que contestaa expansão da agropecuária e a relação de exploração estabelecida com a terra. Além disso,há uma atenção na discussão sobre diversidade, ao enfatizar a multiplicidade dos povos docampo e as suas especificidades. Já na UFG, há disciplinas como “Capitalismo e QuestãoSocial”, “Questão rural, urbana e movimentos sociais” e “Campo, periferias urbanas eprocessos migratórios”, que permitem uma discussão ampla sobre temas que permeiam umespaço marcado por desigualdades sociais, educacionais e econômicas, destacando o impactodo modo de produção capitalista, assim como a luta histórica a esse sistema. Ao colocar asmatrizes dos cursos lado a lado, evidenciou-se que ambas propõem um projeto educativovinculado à luta do campo. Entretanto, essa perspectiva crítica e questionadora da realidadetem encontrado desafios diante de uma série de projetos, ações e políticas públicasrecentemente aprovadas, como a Resolução CNE/CP n.º 04/2024. Essa normativa, que dispõesobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial em Nível Superior deProfissionais do Magistério da Educação Escolar Básica, e que inclui o curso de Licenciaturaem Educação do Campo, apresenta uma proposta homogeneizante da educação, permeadapor um discurso instrumental e pragmático. Assim, há uma tentativa de negação da diversidadeenquanto eixo de discussão importante no processo formativo dos estudantes. Diante disso,torna-se necessária a ampliação da discussão sobre a importância de disciplinas que adotemuma perspectiva crítica e revolucionária diante de políticas e ações governamentais que visamretirar a diversidade dessas matrizes, discussão que é essencial na formação docente.