CORPO-LEITOR: APONTAMENTOS PARA O ATO DE LER NA ESCOLA
Palavras-chave:
Leitor, leitura, performance, corpoResumo
Considerando a leitura silenciosa como técnica desenvolvida ao longo do tempo (SOLOMON, 2010), da noção de corpo de Antonin Artaud (1896-1948) e de leitura performática de Paul Zumthor (1915-1995), reafirmamos que o corpo é fundamental o ato da leitura literária, pois esta é realizada por um sujeito concreto concebido em um corpo para além de biológico, mas afetivo e em potencial vibração ativa com as palavras. Embora já existam muitas práticas corporais nas leituras escolarizadas, propomos, em caráter introdutório, associá-las a uma metodologia mais intrínseca ao ato de ler. O retorno atualizado das relações com o corpo soam, nos estudos de Zumthor, como uma característica dessa civilização que expressa cansaço aos tecnicismos da era pós-industrial. Reconhecer a diversidade de leitoras/es e leituras significa levar em conta um paradigma de revisão geopolítica do conhecimento e de uma pedagogia decolonial antirracista e intercultural.