CORPO-LEITOR: APONTAMENTOS PARA O ATO DE LER NA ESCOLA

Autores/as

  • Cristyane Batista Leal

Palabras clave:

Leitor, leitura, performance, corpo

Resumen

Considerando a leitura silenciosa como técnica desenvolvida ao longo do tempo (SOLOMON, 2010), da noção de corpo de Antonin Artaud (1896-1948) e de leitura performática de Paul Zumthor (1915-1995), reafirmamos que o corpo é fundamental o ato da leitura literária, pois esta é realizada por um sujeito concreto concebido em um corpo para além de biológico, mas afetivo e em potencial vibração ativa com as palavras. Embora já existam muitas práticas corporais nas leituras escolarizadas, propomos, em caráter introdutório, associá-las a uma metodologia mais intrínseca ao ato de ler. O retorno atualizado das relações com o corpo soam, nos estudos de Zumthor, como uma característica dessa civilização que expressa cansaço aos tecnicismos da era pós-industrial. Reconhecer a diversidade de leitoras/es e leituras significa levar em conta um paradigma de revisão geopolítica do conhecimento e de uma pedagogia decolonial antirracista e intercultural.

Biografía del autor/a

Cristyane Batista Leal

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás.

Publicado

2022-04-27

Cómo citar

Batista Leal, C. (2022). CORPO-LEITOR: APONTAMENTOS PARA O ATO DE LER NA ESCOLA. Revista Científica De Educação, 4(1), e020021. Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/52