O Trabalho Com A Compreensão A Partir Do Gênero Vlog

Autores/as

  • Fabiano Mesquita de Sousa

Palabras clave:

Leitura, Escuta, Vlog, Interacionismo Sociodiscursivo

Resumen

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa realizada no âmbito do PROFLETRAS da UFC etem como objetivo principal analisar o papel da leitura/escuta no uso de gêneros orais, emespecífico, do vlog. Parte-se do princípio de que há pouca visibilidade no ensino de gênerosorais, no que diz respeito à compreensão textual, considerando que o maior incentivo se dápara a prática de linguagem, predominantemente, materializada em textos escritos/impressos,o que compromete um maior engajamento de múltiplas culturas. A partir dessa constataçãoinicial, foi selecionado um vlog do campo jornalístico-midiático, de um site, que retratatematicamente o ativismo ambiental, em contexto indígena, utilizando-se, ao mesmo tempo, deuma linguagem mais próxima do cotidiano de alunos, de 9º ano do ensino fundamental, comode conteúdos socialmente importantes e atuais para um letramento mais crítico no ensino de língua portuguesa. Para isso, discute-se o objeto sob a base teórica de Bronckart (2003), Rojo(2012) e Volochinov (2013). De posse das transcrições do referido vlog, foi realizada umaanálise do contexto de produção, do conteúdo temático e de elementos paralinguísticos quepodem auxiliar, primeiramente, os alunos a interpretarem e a refletirem sobre os temas tratadosem vlogs, de maneira geral, oportunizando uma leitura mais consciente e, além disso,possibilitando um maior engajamento e autonomia na aprendizagem da língua, conformepreconiza a BNCC (2018). As contribuições prévias, resultantes deste trabalho, versam emtorno da elaboração de materiais didáticos com foco na leitura/escuta de textos orais,multissemióticos e multimidiáticos, aprimorando a prática docente e, consequentemente, ocampo do ensino.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Fabiano Mesquita de Sousa. (2025). O Trabalho Com A Compreensão A Partir Do Gênero Vlog. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/328

Número

Sección

Anais