Literatura e educação de relações étnico-raciais no Ensino de Geografia
Palavras-chave:
Literatura, Lei n. 10.639, Educação antirracista, Ensino de GeografiaResumo
A partir da presente escrita almeja-se problematizar: Como o uso da linguagem literária podecolaborar para aproximar as juventudes da leitura, do objeto livro, bem como promover adiscussão sobre relações étnico-raciais no ensino de Geografia? Para trabalhar a linguagemliterária com jovens escolares, utilizaremos o livro infantojuvenil Histórias da Preta, edição de2005, da escritora Heloisa Pires Lima. Partimos dos objetivos de discutir a importância detrabalhar história e cultura afro-brasileira e africana no ensino de Geografia, colaborando comuma educação antirracista e com a execução, responsável e comprometida, da Lei n.10.639/2003; analisar como a linguagem literária pode instigar os jovens a se interessarem porconteúdos sobre a negritude e seu legado para a formação do Brasil; por fim, vale fazerapontamentos sobre a contribuição de Histórias da Preta para a proposta. A personagemprincipal do livro, Preta, introduz questionamentos sobre seu entendimento como uma garotanegra, a relação disso com a convivência familiar, a construção histórica do ser negro e dolegado africano como pejorativo, feio, inferior, pouco civilizado. Dessa forma, a seleção da obrainfantojuvenil se deu por compreender que seu conteúdo é de grande valia para a proposta econtribui com o diálogo entre Geografia e Ensino de Relações Étnico-Raciais. As reflexõesdispostas referem-se à busca bibliográfica e leituras feitas ao longo do mestrado emandamento na linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem em Geografia. Compreende-se o papeldo/a professor/a como mediador didático na construção de um pensamento geográfico quedialogue com a educação das relações étnico-raciais.