Levantamento histórico sobre as desigualdades, o dualismo, as finalidades e o contexto atual da educação

Autores

  • Karla Adriana Bonfanti
  • Elianda Figueiredo Arantes Tiballi

Palavras-chave:

educação, políticas neoliberais, finalidades educativas, dualismo

Resumo

No decorrer do processo civilizatório da humanidade, é inegável a importância da Educação. Asformulações sobre qual é o papel da educação no processo de formação do homem sãoinúmeras, contudo, nem tudo que é formulado como a teoria explicativas sobre o papel daeducação na atualidade condiz com as ações educativas desenvolvidas pelas instituiçõesescolares, principalmente aquelas orientadas pelas políticas neoliberais. Há no discursoeducacional uma adesão ao ideário da educação como prática da liberdade, àqueles queafirmam que a finalidade da educação é formar um sujeito emancipado e ativo socialmente,porém é preciso ter cautela sobre o alcance deste discurso nas práticas educativas mediadaspelas políticas educacionais atuais. Assim considerando e para o alcance deste propósito foirealizada uma pesquisa qualitativa do tipo bibliográfico com o objetivo de realizar um brevelevantamento histórico sobre as desigualdades, o dualismo e as finalidades educativas aolongo do tempo, iniciando sua análise a partir da visão de três autores de referência naabordagem deste tema: Kal Marx, Émile Durkheim e Max Weber, até chegar ao contexto atualda educação brasileira, direcionada pelas políticas neoliberais, bancadas por instituiçõesinternacionais. O resultado desta pesquisa está apresentado neste artigo, que se encontraorganizado da seguinte forma: uma brevíssima analise da visão sociológica da educação,partindo da ideia dos três sociólogos da educação: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber;posteriormente uma análise do dualismo da educação escolar brasileira; por último umacontextualização histórica da educação brasileira, que desde os anos 90 vem sendosistematizada a partir de políticas neoliberais, mantidas por instituições financeirasinternacionais. Nas considerações finais, os comentários sobre as finalidades das políticaseducacionais neoliberais, frente às desigualdades e ao dualismo do sistema de ensinobrasileiro, demonstrando que nunca existiu intenção de terminar ou até mesmo diminuir odualismo do sistema educacional brasileiro. O texto integral de tais políticas, deixa explícito queelas estão direcionadas para a parcela da sociedade mais pobre economicamente, pois estegrupo precisa receber um direcionamento para ser absorvido de modo útil pelo sistemacapitalista.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

Karla Adriana Bonfanti, & Elianda Figueiredo Arantes Tiballi. (2025). Levantamento histórico sobre as desigualdades, o dualismo, as finalidades e o contexto atual da educação. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/315

Edição

Seção

Anais