Entre Memórias e Cerrado: A Gestão de Cartas no Instituto Bernardo Élis
Palavras-chave:
Memória, Cartas, Patrimônio, CerradoResumo
Entre Memórias e Cerrado: A Gestão de Cartas no Instituto Bernardo Élis tem como objetivo aexposição e produção de conhecimento sobre as cartas de Bernardo Élis Fleury de CamposCurado, autor goiano, que estão no acervo do Instituto Cultural Bernardo Élis para os Povos doCerrado (ICEBE), uma organização sem fins lucrativos localizada em Goiânia. A proposta deeducação patrimonial busca identificar e valorizar a riqueza cultural contida nos escritos deBernardo Élis, com foco em suas cartas. Essas cartas, além de serem uma importante fonte depesquisa, revelam as transformações sociais, políticas, econômicas e culturais do estado deGoiás, proporcionando uma visão aprofundada da realidade local. O projeto também visapromover a interação entre as memórias de Bernardo Élis e a história do estado, criando umespaço de reflexão sobre a vida social e cultural goiana. A ação mediadora entre essasmemórias e o público contribui para o entendimento das relações entre história, memória epatrimônio, ao mesmo tempo que reconhece a importância do ICEBE na preservação dolegado cultural do autor. Em consonância com as diretrizes da Coordenação de EducaçãoPatrimonial (CEDUC), o projeto enfoca a valorização do patrimônio cultural por meio deprocessos educativos formais e informais. As cartas de Bernardo Élis são destacadas comobens culturais de grande relevância, funcionando como documentos primários que oferecemuma visão única sobre a época e sobre a perspectiva pessoal e coletiva do autor, enriquecendoo entendimento de eventos históricos, sociais e culturais. O projeto de Educação Patrimonialterá como conceitos geradores as referências teóricas de Márcia Chuva (2020), Sônia Florêncio(2014, 2015, 2016), Simone Scifoni (2017) e Átila Tolentino (2016, 2018). Estes autorespossuem trabalhos que se desdobram de forma coerente sobre o grandioso campo de conflitose desafios do patrimônio histórico brasileiro, abordando temas centrais como patrimônio,memória e educação patrimonial. O projeto adota também as noções de Pierre Nora sobre amemória coletiva, destacando a importância dos "lugares de memória" na preservação etransmissão dos legados culturais.