Ensino de Geografia e as Relações Étnico-raciais: Avanços e perspectivas dos livros didáticos de Geografia da rede estadual de Goiás

Autores

  • Sâmilla Sousa de Paiva
  • Lorena Francisco de Souza

Palavras-chave:

Raça, Ensino de Geografia, Livro didático

Resumo

O presente artigo é um resultado parcial da pesquisa Mapeando a diferença: a temática racial ede gênero no ensino e na formação de professores/as de Geografia,vinculada ao Programa deBolsa de Licenciatura - PROLICEN da UFG.Compreendendo a importância do livro didático nasescolas, o artigo discute o avanço das temáticas étnico-raciais nos livros didáticos deGeografia, em especial livros utilizados nas escolas da rede estadual de Goiás,com recortepara o município de Goiânia. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa ancorada naanálise documental de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental/BNCC/DCGO ePNLD, além da revisão bibliográfica de artigos,teses e dissertações que debatem o tema dasrelações étnico-raciais no ensino de Geografia.Ao pensarmos a discussão sobreraça,etnia,gênero e sexualidade ressaltamos o papel dos movimentos sociais na luta por umaeducação emancipadora que visa o fim das desigualdades socioespaciais.A partir dessedebate introduzido através da luta pela educação e conquista das políticas públicas voltadaspara educação das relações étnico-raciais , houve um avanço significativo no que diz respeito aessa temática no ambiente escolar e livros didáticos.Apesar do avanço das temáticas dasrelações étnico-raciais nos conteúdos dos livros didáticos em especial livros de Geografia,ainda nos deparamos com imagens e recortes temáticos que contribuem para uma noçãoestereotipada da população negra,a maioria das abordagens não ressaltam a riqueza cultural ehistórica do continente africano e das suas influências na cultura brasileira.Os conteúdos aindanão contemplam a importância desse debate em sala de aula, em sua maioria é tratado comotemática secundária e sob um olhar eurocêntrico e hegemônico.

Downloads

Publicado

30-05-2025

Como Citar

Sâmilla Sousa de Paiva, & Lorena Francisco de Souza. (2025). Ensino de Geografia e as Relações Étnico-raciais: Avanços e perspectivas dos livros didáticos de Geografia da rede estadual de Goiás. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/309

Edição

Seção

Anais