Educação tecnológica e teoria histórico-cultural: por uma formação crítica
Palavras-chave:
Educação, Tecnologia, Teoria histórico-cultural, Formação críticaResumo
É fato que a educação tecnológica, enquanto prática pedagógica, tem se expandido nosúltimos anos, gerando novos desafios e oportunidades para a formação de indivíduos em ummundo cada vez mais mediado pelas tecnologias. Sob a ótica da teoria histórico-cultural, essaeducação não pode ser dissociada de um processo histórico e coletivo, que envolve asrelações entre o sujeito, a sociedade e as ferramentas tecnológicas. O objetivo deste estudo éanalisar os limites e as possibilidades da educação tecnológica à luz da teoria histórico-cultural,destacando como os avanços tecnológicos podem ser integrados no processo educativo, semperder de vista a formação integral do indivíduo. A metodologia adotada para essa análise foidocumental, com revisão bibliográfica. Os resultados revelam que, sob a perspectivahistórico-cultural, a educação tecnológica pode se tornar um instrumento para odesenvolvimento do sujeito, desde que esteja atrelada a uma concepção crítica e reflexivasobre o uso das ferramentas digitais. Entretanto, os principais limites identificados referem-se àinfraestrutura deficiente, à formação insuficiente de professores e àresistência cultural a novas práticas pedagógicas. E por outro lado, as possibilidades incluem apromoção da autonomia do estudante, a ampliação do acesso ao conhecimento, permitindoque o aluno se aproprie da tecnologia de maneira consciente e criativa. Em síntese, aeducação tecnológica, sob a ótica da teoria histórico-cultural, apresenta tanto desafios quantooportunidades, sendo necessário um esforço contínuo para superar os limites impostos porcontextos educacionais desfavoráveis e aproveitar as potencialidades oferecidas pelas novastecnologias para uma formação mais significativa e também crítica.