Aprender Para Ensinar: Formação Continuada De Professores De Educação Física Na Didática Desenvolvimental
Palavras-chave:
Ensino de Educação Física, Didática Desenvolvimental, Formação continuada de professoresResumo
Este trabalho apresenta a síntese de uma pesquisa que investigou a aprendizagem deprofessores de educação física em formação continuada. Com base na Teoria Histórico-culturale na Teoria do Ensino Desenvolvimental, objetivou-se identificar e analisar as contribuições daformação continuada orientada pela Didática Desenvolvimental para a aprendizagem edesenvolvimento dos professores de Educação Física. Metodologicamente, a pesquisa éempírica, de cunho qualitativo, e foi realizada por meio de um experimento didático formativocom docentes de Educação Física da Rede Estadual de Educação em Goiás, na cidade deAnápolis. A análise dos resultados, no contexto de contradição entre trabalho e formação,evidenciou a importância e as contribuições da Didática Desenvolvimental, bem como o modode ação geral da práxis de si para o pensamento teórico e, por fim, do saber docente dialéticopara o desenvolvimento do movimento corporal consciente de seus (suas) alunos(as).Concluímos defendendo a ideia de que, no processo de formação continuada deprofessores(as) de Educação Física, deve-se potencializar a aprendizagem e odesenvolvimento para que tenham condições teórico-práticas reais de desvelar um métodogeral de estudo e ensino mais adequado, fundamentado em saberes docentes dialéticos parauma práxis pedagógica para o desenvolvimento de si e dos seus(suas) alunos(as) no sentidoda formação do movimento corporal consciente. Assim, propõe-se um aportepedagógico-didático de formação continuada aos(às) professores(as) de Educação Físicapautado na lógica dialética, a partir da busca investigativa dos objetos dentro de um sistema deconceitos sobre a Didática Desenvolvimental, orientados para a solução de problemasdesencadeadores que expressam as contradições do processo de ensino e aprendizagem natensão entre formação e trabalho do(a) professor(a).