A Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky comofundamento para uma educação transformadora nascomunidades ciganas
Palavras-chave:
Teoria Histórico-Cultural, Ciganos, Educação TransformadoraResumo
Entende-se que no contexto das comunidades ciganas a abordagem da TeoriaHistórico-Cultural de Vygotsky é pertinente para compreender os processos de aprendizagemem comunidades tradicionais, como as comunidades ciganas, onde os vínculos sociais e ossaberes culturais desempenham um papel importante na formação da identidade. O presenteestudo tem como objetivo geral analisar como os princípios da Teoria Histórico-Cultural podemser aplicados à construção de uma educação transformadora que promova, de forma integrada,o desenvolvimento cognitivo e social de crianças e jovens pertencentes às comunidadesciganas. Este estudo é justificado pela necessidade na urgência de se reconhecer e integrar asculturas ciganas no ambiente escolar, diante de um histórico de invisibilidade, discriminação eexclusão educacional. A relevância do estudo está em sua contribuição teórica e social para ocampo da educação intercultural, propondo práticas pedagógicas que respeitem a diversidadeétnico-cultural e promovam a inclusão. Se trata de uma pesquisa qualitativa, sendo utilizada apesquisa bibliográfica como principal procedimento metodológico para a pesquisa,fundamentada em autores clássicos como Vygotsky e Freire, além de produções acadêmicassobre cultura cigana, educação inclusiva e diversidade. Diante da análise dos fundamentos daTeoria Histórico-Cultural de Vygotsky e dos princípios da educação transformadora, conclui-seque a educação deve ser um processo que reconhece e valoriza as culturas dos alunos,incorporando-as no processo de ensino-aprendizagem. No caso das comunidades ciganas,historicamente marginalizadas e invisibilizadas nas políticas públicas, reconhecer e incorporarseus saberes, valores e tradições ao contexto escolar não apenas fortalece a identidadecultural dos estudantes, mas também contribui significativamente para seu desenvolvimentocognitivo e social. Tais práticas ajudam a integrar os alunos a um ambiente multicultural, ondeas trocas culturais são vistas como fontes de enriquecimento para todos. A TeoriaHistórico-Cultural, nesse contexto, surge como referencial consistente para fundamentarpráticas pedagógicas que promovam equidade, pertencimento e transformação social.