A Formação do Pedagogo para a Coordenação Pedagógica: Análise das Matrizes Curriculares em Instituições Públicas de Goiás

Autores

  • Kelly Cardoso de Araújo Alve
  • Daniella Couto Lôbo

Palavras-chave:

Formação docente, Coordenação pedagógica, Currículo, Educação básica, Práticas escolares

Resumo

O presente resumo faz parte de uma pesquisa que tem como temática a formação dopedagogo e sua atuação na coordenação pedagógica no contexto da educação básica. Oestudo busca compreender como os cursos de Pedagogia em instituições públicas de ensinosuperior no estado de Goiás, Brasil, têm estruturado a formação do pedagogo para essa funçãoestratégica nas escolas. Para tanto, foram analisadas as matrizes curriculares dos cursos dePedagogia da Universidade Federal de Goiás (UFG), no campus de Goiás e Goiânia, e daUniversidade Estadual de Goiás (UEG), na Unidade Universitária de Anápolis. O objetivocentral da investigação é compreender em que medida a formação inicial do pedagogocontempla os conhecimentos, competências e práticas necessárias ao exercício dacoordenação pedagógica. Entre os objetivos específicos, destacam-se: mapear osfundamentos históricos e legais da formação docente; identificar, nas matrizes curriculares, oscomponentes voltados à preparação do coordenador pedagógico; e analisar os desafiosenfrentados por esse profissional nas escolas públicas de educação básica. A pesquisa adotauma abordagem qualitativa, com uso de procedimentos bibliográficos e documentais. Foramexaminados documentos institucionais — como matrizes curriculares, ementas e ProjetosPedagógicos dos Cursos (PPCs) — disponíveis nos sites oficiais das universidades. Aorganização e codificação dos dados permitiram uma análise comparativa das propostascurriculares das três instituições. Os resultados evidenciam que, embora haja convergência emtermos das diretrizes curriculares nacionais, existem variações significativas quanto às cargashorárias, à presença de disciplinas optativas e à articulação entre teoria e prática. Taisdiferenças refletem distintas concepções de formação docente e, por consequência, distintosníveis de preparo para a coordenação pedagógica. Conclui-se que a formação do pedagogo,para ser efetiva frente às exigências contemporâneas da gestão pedagógica, deve articular-seàs realidades locais, valorizar a prática escolar e promover o desenvolvimento de competênciascríticas e reflexivas, sustentadas por uma formação continuada que integre universidade eescola.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

Cardoso de Araújo Alve, K. ., & Couto Lôbo, D. . (2025). A Formação do Pedagogo para a Coordenação Pedagógica: Análise das Matrizes Curriculares em Instituições Públicas de Goiás. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/263

Edição

Seção

Anais