O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Lorena Francisco de Souza
  • Ilma Martins Alves de Oliveira

Palabras clave:

Relações Étnico-raciais, Conteúdos Geográficos, Educação Infantil

Resumen

Este artigo analisa a importância das relações étnico-raciais na Educação básica, a partir de conteúdos geográficos, apresentando possibilidades para a desconstrução de estereótipos acerca dos negros no Brasil. Nesse contexto, realizamos uma revisão bibliográfica, cuja abordagem salienta importantes reflexões acerca da educação para as relações Étnico-raciais num sentido mais amplo, bem como fortalecer o debate sobre a importância de esta temática estar vinculada a conteúdos geográficos no ensino infantil e fundamental, apresentando algumas situações no Ensino Infantil em uma escola municipal de Morro Agudo de Goiás. O ensino de Geografia, assim como outras ciências humanas, pode propiciar uma melhor compreensão das relações raciais na sociedade brasileira.

Biografía del autor/a

Lorena Francisco de Souza

Doutora em Geografia Humana (USP). Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Ilma Martins Alves de Oliveira

Licenciada em Geografia (UEG). 

Publicado

2022-04-27

Cómo citar

Francisco de Souza, L., & Martins Alves de Oliveira, I. (2022). O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Científica De Educação, 5(1), e021031. Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/63