O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Lorena Francisco de Souza
  • Ilma Martins Alves de Oliveira

Palavras-chave:

Relações Étnico-raciais, Conteúdos Geográficos, Educação Infantil

Resumo

Este artigo analisa a importância das relações étnico-raciais na Educação básica, a partir de conteúdos geográficos, apresentando possibilidades para a desconstrução de estereótipos acerca dos negros no Brasil. Nesse contexto, realizamos uma revisão bibliográfica, cuja abordagem salienta importantes reflexões acerca da educação para as relações Étnico-raciais num sentido mais amplo, bem como fortalecer o debate sobre a importância de esta temática estar vinculada a conteúdos geográficos no ensino infantil e fundamental, apresentando algumas situações no Ensino Infantil em uma escola municipal de Morro Agudo de Goiás. O ensino de Geografia, assim como outras ciências humanas, pode propiciar uma melhor compreensão das relações raciais na sociedade brasileira.

Biografia do Autor

Lorena Francisco de Souza

Doutora em Geografia Humana (USP). Docente da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Ilma Martins Alves de Oliveira

Licenciada em Geografia (UEG). 

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Publicado

04/27/2022

Como Citar

Francisco de Souza, L., & Martins Alves de Oliveira, I. (2022). O ENSINO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS A PARTIR DE CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS: POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Científica De Educação, 5(1), e021031. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/63