A Política De Educação Étnica Da China E A Lei De Cotas Do Brasil: Legislações E Documentos

Autores/as

  • Baobao Ma
  • Amone Inácia Alves
  • Kellen Cristina Prado da Silva

Palabras clave:

Política de Educação Étnica, Lei de Cotas, Brasil, China

Resumen

O presente texto visa apresentar uma leitura sobre a educação étnica da China e a Lei deCotas no Brasil. Para tanto, o estudo revisou a literatura, comparou esses dois processos. Paratanto, apoiamos na literatura envolvida sobre o tema, com o levantamento documental emlegislações, portarias e demais normativas que nortearam os processos nos dois países.Estudos realizados com autores como Pastorini (1997), Paixão (2000) apontam o descompassoentre as políticas públicas e a efetividade de direitos. Então, é objeto dessa escrita trazer odebate, inquirindo: como se instituíram as políticas de ações afirmativas nos dois países? Quaisos parâmetros legais ancoram a Educação Étnica na China e a Lei de Cotas no Brasil?Compreendemos que o resultado foi uma política educativa que visou salvaguardar os direitosdas minorias, visando resguardar os direitos da população.

Publicado

2025-05-30 — Actualizado el 2025-06-16

Versiones

Cómo citar

Baobao Ma, Amone Inácia Alves, & Kellen Cristina Prado da Silva. (2025). A Política De Educação Étnica Da China E A Lei De Cotas Do Brasil: Legislações E Documentos. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/335 (Original work published 30 de mayo de 2025)

Número

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