Poetizando o Patrimônio Cultural: Educação Patrimonial e Ensino de Poesia na Escola

Autores/as

  • Fábio Júlio de Paula Borges
  • Raíssa Santos José
  • Divina Helena Tolentino

Palabras clave:

Patrimônios, Educação, Cultura

Resumen

A valorização do patrimônio cultural é essencial para a construção da identidade e memóriacoletiva, especialmente em comunidades onde esses elementos são pouco explorados noambiente escolar. O projeto Poetizando o Patrimônio Cultural – Histórias e Versos na Escola,contemplado pela Lei Aldir Blanc – Itauçu, buscou promover a educação patrimonial por meioda poesia, utilizando o haicai como ferramenta pedagógica para estimular o olhar sensível dosalunos sobre a história local. O objetivo foi sensibilizar os estudantes sobre a importância dopatrimônio histórico, incentivando a produção artística como meio de interpretação epreservação cultural. A metodologia adotada envolveu uma oficina de educação patrimonial eensino de poesia, realizada na Escola Municipal Visão do Futuro – Professora Iracema NettoJosé, em Itauçu-GO, com alunos do 5º ano do ensino fundamental. A atividade ocorreu no dia07 de março de 2025, no período vespertino, e incluiu uma introdução teórica sobre aimportância do patrimônio cultural, seguida de uma análise da Casa da Ponte, espaço históricoda cidade. Em seguida, os alunos foram estimulados a expressar suas percepções por meio daescrita de haicais e da produção de ilustrações inspiradas no local estudado. O registro daparticipação foi feito por meio de lista de frequência e coleta dos materiais produzidos, os quaiscompuseram um relatório de pesquisa e um acervo de poemas e desenhos. Os resultadosdemonstram o potencial da poesia como ferramenta para a educação patrimonial, promovendomaior engajamento dos estudantes e possibilitando a construção de vínculos afetivos com opatrimônio local. A atividade permitiu que os alunos não apenas compreendessem o valorhistórico da Casa da Ponte, mas também desenvolvessem habilidades de leitura, escrita einterpretação artística. Os produtos gerados foram devolvidos à comunidade escolar,garantindo a continuidade da discussão sobre patrimônio cultural e possibilitando novasabordagens pedagógicas a partir do material produzido. O projeto evidencia a importância deestratégias interdisciplinares no ensino fundamental, promovendo um aprendizado maissignificativo e aproximando os alunos da história de sua própria comunidade. A articulaçãoentre educação patrimonial e criação artística demonstrou-se uma abordagem inovadora, capazde despertar o interesse dos estudantes e ampliar sua consciência sobre a necessidade depreservar e valorizar o patrimônio cultural.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

de Paula Borges, F. J. ., Raíssa Santos José, & Divina Helena Tolentino. (2025). Poetizando o Patrimônio Cultural: Educação Patrimonial e Ensino de Poesia na Escola. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/330

Número

Sección

Anais