Percepção e mediação docente do brincar como caminho pedagógico para o desenvolvimento infantil em Barra do Garças – MT

Autores/as

  • Vanessa Moreira Victor Oliveira
  • Edaiane Sales de Sousa
  • Cristyane Batista Lea

Palabras clave:

Ludicidade, Educação Infantil, Primeira Infância

Resumen

Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento integral das crianças, abrangendoaspectos sociais, emocionais, cognitivos e físicos. Além de ser uma ferramenta educacionalpoderosa, o brincar é um direito fundamental das crianças, conforme reconhecido pelaConvenção das Nações Unidas sobre os Direitos da Criança. No entanto, a marginalização dobrincar no currículo educacional, influenciada por fatores como a separação entre brincar eaprendizado acadêmico, é preocupante. A Base Nacional Comum Curricular reconhece o papelessencial do lúdico na educação, especialmente na educação infantil. A inclusão do brincarpode promover ambientes educacionais mais inclusivos e interações sociais eficazes. Nestesentido, a pesquisa busca compreender como os professores da rede municipal de Barra doGarças – MT percebem a importância do brincar e como utilizam essa ferramenta em suaspráticas pedagógicas. A questão central é explorar a dualidade entre a percepção teórica e aaplicação prática do brincar, considerando desafios e oportunidades para a implementaçãoeficaz do brincar, identificando para a formação de professores e informando políticaseducacionais que promovam ambientes de aprendizagem mais lúdicos e inclusivos. E para estainvestigação adota-se a abordagem qualitativa. As etapas incluem revisão de literatura eentrevistas. A revisão sistemática da literatura será realizada em bases de dados relevantes,focando em artigos dos últimos 10 anos. A coleta de dados envolverá entrevistas estruturadascom professores em Barra do Garças – MT. Na análise dos dados será utilizada a técnica daanálise narrativa, identificando convergências e divergências. Essa abordagem visa validar osachados e aprofundar a compreensão das práticas pedagógicas relacionadas ao brincar,destacando suas implicações teóricas e práticas. Como resultado, espera-se aprofundamentona compreensão das práticas dos professores sobre o uso do brincar na educação infantil e aelaboração de recomendações para fortalecer sua implementação.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Vanessa Moreira Victor Oliveira, Edaiane Sales de Sousa, & Cristyane Batista Lea. (2025). Percepção e mediação docente do brincar como caminho pedagógico para o desenvolvimento infantil em Barra do Garças – MT. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/329

Número

Sección

Anais

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