OS IMPACTOS DAS PERSPECTIVAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

  • Raquia Rabelo Rogeri
  • Maria Esperança Fernandes Carneiro

Palabras clave:

Escola, Formação Continuada de Professores, Neoliberalismo

Resumen

Como resultado do processo de globalização da economia, da reestruturação produtiva e doneoliberalismo, mudanças significativas ocorreram na sociedade ao longo das últimas décadas.A educação básica, inserida neste contexto é alvo do neoliberalismo. Afinal, é o lugar para aformação de um certo tipo de subjetividade, da criação de um capital humano que alimenta osistema produtivo (LAVAL, 2019). A formação continuada de professores, imersa nesta escola,tem sido movida por uma concepção profissional via práticas que promovem a construção deum sujeito neoliberal. O objetivo central do artigo é discutir os impactos destas influênciasneoliberais na escola e, consequentemente, na formação continuada do professor. No que serefere a metodologia, a pesquisa é de cunho bibliográfico. O referencial teórico está embasadonas discussões tecidas por autores, em especial, FREITAS (2014; 2018), LAVAL (2019), MANZI(2022), que discutem a temática. Os resultados demonstram que os empresários, de olho naescola, sem querer correr o risco de que o controle político e ideológico seja perdido passam adisputar as agendas educacionais enquanto estratégia para que consigam ter o perfil detrabalhadores que esperam na porta de suas empresas (FREITAS, 2014). A lógica deadministração pública assume os pressupostos da gestão empresarial ao ponto de atuaremtambém na elaboração de textos para a legislação educacional (ANADON; SILVA; 2023). Aspolíticas educacionais, são horizontes para a formação continuada oferecida pelas redes deensino da educação básica, portanto, ficam imbricadas de orientações de cunho neoliberal.Esse fenômeno resulta gradativamente em uma desvalorização da organização do trabalhopedagógico do professor, a favor do foco excessivo no ensino de conteúdos específicos docurrículo escolar (MANZI, 2022), o que compromete não apenas a formação integral dos alunosda educação básica, mas limita a capacidade dos educadores de desenvolverem práticaspedagógicas mais críticas e reflexivas, essenciais para a formação de cidadãos conscientes eengajados. Deste modo, a formação continuada passa a seguir, no mesmo passo, uma lógicautilitarista (LAVAL, 2019). Diante deste quadro, a formação continuada precisa ser ponto depauta e de resistência, pois abrange aspectos tanto objetivos quanto subjetivos que impactamdiretamente sobre o ensino na educação básica. Desta forma, não pode ser restrita acompetências e habilidades, é necessário que seja discutida e pensada do ponto de vistatécnico, científico, humano e crítico.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Raquia Rabelo Rogeri, & Maria Esperança Fernandes Carneiro. (2025). OS IMPACTOS DAS PERSPECTIVAS NEOLIBERAIS NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/320

Número

Sección

Anais