Da Universidade Medieval à Educação Contemporânea:Modelos e Transformações no Ensino Superior

Autores/as

  • Giancarlo Moser
  • Tiago Henrique Almino Francisco
  • Rosa Beatriz Madruga Pinheiro

Palabras clave:

Ensino superior, Modelos educacionais, Universidade, Modelo Humboldtiano, Modelo Napoleônico, Educação brasileira

Resumen

O artigo examina a evolução dos modelos educacionais no ensino superior e sua influência naestrutura acadêmica e administrativa das universidades. São analisados os modelosHumboldtiano, Napoleônico e Britânico, destacando suas origens, características e impacto nosistema educacional brasileiro. A pesquisa adota uma abordagem histórica e comparativa, combase em fontes bibliográficas, para identificar a influência desses modelos na organização dasinstituições universitárias. O estudo apresenta os principais aspectos estruturais de cadamodelo e discute sua aplicação no contexto brasileiro, considerando transformaçõesinstitucionais e desafios contemporâneos.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Moser, G. ., Almino Francisco, T. H. ., & Madruga Pinheiro, R. B. . (2025). Da Universidade Medieval à Educação Contemporânea:Modelos e Transformações no Ensino Superior. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/295

Número

Sección

Anais