A Educação Escolar Indígena no Ceará: reconhecendo identidades

Autores/as

  • Maria Veirislene Lavor Sousa

Palabras clave:

Educação escolar indígena, Identidade, Direitos indígenas

Resumen

A presente pesquisa tem como objetivo apresentar os percursos traçados pelos povosoriginários para o surgimento da educação escolar indígena no Estado do Ceará, as origens daescola diferenciada e da educação intercultural.Entende-se que a educação indígena sempre existiu, embasada na: cultura, ancestralidade,religiosidade, arte, tradição oral, crenças, cultos, línguas, saberes, curas, cantos, musica, ritosde passagem, vivencias com o meio e entre sua comunidade, cultura do bem viver, tradições,dentre tantos outros elementos culturais. A origem dessa educação aponta para a década de1990, marcada pelo surgimento de inúmeros documentos sobre a temática, traçando diretrizesregidas pela Constituição Federal, de 1988, e pela Lei de Diretrizes e Bases da EducaçãoNacional, a Lei nº 9.394, de 1996, que garantem uma educação diferenciada, bilíngue eintercultural, atendendo e respeitando a diversidade das etnias indígenas. Dentre outrosdocumentos, que definem princípios, diretrizes e ações para a educação escolar indígena,discorrendo também sobre a formação de professores para essa modalidade educacional. Combase nesse cenário, parte-se da seguinte questão central: quais os caminhos traçados nessaluta de resistência para que viesse a existir uma escola pensada pelos povos originários, queresgate e preserve sua identidade?A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica, documental, descritiva e qualitativa. Para revisãode literatura, revisitou-se especialmente as obras de Freire (2004), Muduruku (2012) e Krenak(2019), além de documentos governamentais.Nesse caminho, os resultados apontam muitas descobertas, além de inúmeros desafios parareconhecimento da identidade ou identidades indígenas a partir da educação escolar indígenano Ceará.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Veirislene Lavor Sousa, M. . (2025). A Educação Escolar Indígena no Ceará: reconhecendo identidades. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/262

Número

Sección

Anais