Entre Textos e Práticas: Cultura, Resiliência e Saberessobre Educação e Saúde entre os hebreus sob umaPerspectiva Antropológica

Autores/as

  • Ana Paula Cavalcante Alencar da Silva

Palabras clave:

Antropologia, Cultura, Educação

Resumen

Na encruzilhada da historicidade e do trabalho de campo realizado no Seridó Potiguar,deparamo-nos com uma sociedade de características singulares. Para efeito deste texto,destacam-se o grande valor atribuído à educação e ao trabalho, elementos centrais na forteresiliência que caracteriza o sertanejo. A origem e a evolução social seridoense remetem aocontexto histórico da ocupação do Brasil entre os séculos XVI e XVIII. Os manuais de históriado Brasil, mesmo os mais elementares, informam sobre os interesses econômicos da CoroaPortuguesa no Novo Mundo, sua intenção de ocupação, povoamento e desenvolvimentoeconômico com base no capital particular. Gilberto Freire imortalizou a sociedade açucareira;Capistrano de Abreu desenvolveu um excelente estudo sobre o povoamento do interior doBrasil; Anita Novinsky revelou os arquivos da Inquisição, identificando os primeiros ibéricos achegar ao Brasil, seus interesses e estratégias para escapar de um mundo marcado porpreconceito e intolerância, onde a violência predominava. Médicos, advogados, comerciantes,doceiras, sapateiros, jovens e idosos, muitos dos quais desbravaram o sertão, dedicaram-se àpecuária e estabeleceram uma sociedade distinta daquela retratada em “Casa-Grande &Senzala”. Assim, embora os textos históricos apresentem essa narrativa, o trabalho de camporevela uma realidade mais profunda, rica em elementos culturais insubmissos, como regrasmatrimoniais, preceitos de higiene e uma medicina teúrgica ancestral, parte do sistemaeducacional milenar transplantado com a cultura do colonizador. Diante desse cenário, estacomunicação tem dois objetivos principais: apresentar a problemática individual e coletivaidentificada na pesquisa sobre a comunidade Sefardita entre os séculos XVI e XIX,confrontando o desafio de sobreviver e preservar uma identidade cultural ameaçada pelopreconceito religioso; e refletir sobre a resiliência como um fator essencial na educação esobrevivência judaica. No âmbito da cultura, da educação e da antropologia, espera-se queeste estudo, baseado em levantamento bibliográfico e entrevistas de campo, fomente o debatesobre as possíveis respostas da natureza humana a situações desafiadoras em diferentestempos e culturas.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Ana Paula Cavalcante Alencar da Silva. (2025). Entre Textos e Práticas: Cultura, Resiliência e Saberessobre Educação e Saúde entre os hebreus sob umaPerspectiva Antropológica. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/253

Número

Sección

Anais