A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM: análise do filme Enigma de Kaspar Hauser numa perspectiva vigotskyana

Autores/as

  • Douglas Gomes da Silva
  • Raquel A. Marra da Madeira Freitas

Palabras clave:

Desenvolvimento, Interação social, Pensamento, Linguagem, Construção

Resumen

RESUMO
Este artigo é resultado da análise da formação do pensamento e da linguagem numa perspectiva vygotskyana, trazendo compreensão de como a interação com o meio, com a cultura e com a sociedade pode ajudar no processo de desenvolvimento do indivíduo. Para a análise da formação do pensamento e da linguagem, temos como elemento propulsor o filme do cineasta alemão Werner Herzog intitulado “Enigma de Kaspar Hauser”, o qual retrata a história de um jovem de origem misteriosa que não teve nenhum contato com a sociedade até os seus 16 anos de idade. Tendo isso em consideração, utilizou-se como metodologia a investigação bibliográfica sobre a formação do pensamento e da linguagem, para tal foram utilizadas as referências: Dongo-Montoya (2021); Joenk (2002); Meshcheryakov (2010); Pino (2010); Vygotsky (1998, 2003, 2008, 2010) entre outras. Desta forma, discute-se: a interação com meio e como ele age para o desenvolvimento dos processos mentais superiores, a formação do pensamento e da linguagem e como uma ajuda no desenvolvimento da outra, a construção do processo interpsíquico e intrapsíquico do indivíduo.

Publicado

2024-09-14

Cómo citar

Gomes da Silva, D., & Marra da Madeira Freitas, R. A. . (2024). A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM: análise do filme Enigma de Kaspar Hauser numa perspectiva vigotskyana. Revista Científica De Educação, 9(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/194