Educação Antirracista e Educação Integral em Tempo Integral: um currículo para a diversidade no NEABI de Itiruçu/BA
Keywords:
Educação Antirracista, Educação Integral, NEABIAbstract
Esse trabalho pretende refletir sobre a relação de Educação Antirracista com a concepção da Educação integral em Tempo Integral, sobretudo interessando pensar o currículo para a diversidade étnico-racial, a sobreculturalidade, interculturalidade, como trilhas de ensino e aprendizagem. Faremos um recorte a partir da atuação do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiro e Indígena de Itiruçu/BA (NEABI), como Território Educativo, para discorrer sobre a temática, tomamos como base as atividades desenvolvidas a partir da Matriz Curricular da Rede de Ensino de Itiruçu/BA, no que diz respeito a parte Diversificada com os componentes Expressões Artísticas e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena (HACABI), onde são desenvolvidas quatro modalidades de Experivivência: Corporeidade e Capoeira, Artes Manuais, Multiculturalismo e Experivivência Memória e Saberes Ancestrais. Essa escrita leva em consideração aspectos sociais, das relações étnico-raciais, culturais e emocionais, saberes populares, da memória e histórias tradicionais que cada estudante imprime através de suas identidades e narrativas, constituídas através de um currículo transversalizado e diversificado. No contexto atual, é importante refletir também sobre o que se tem denominado por “Educação Integral”, no contexto da Educação antirracista, levando em consideração a lógica de que uma não se constitui e consolida sem a outra. Tendo em vista a urgência e emergência da superação e combate aos racismos que impedem estudantes em todo o Brasil de acessarem os direitos educacionais, emancipatórios para a apropriação e empoderamento das aprendizagens em sua integralidade, através da concepção da Educação Integral em Tempo Integral instituída através da Lei 14.640/23 e considerando a importância do fomento de ações afirmativas dispostas nas Leis 10.639/03 e 11.645/08, ofertada no cotidiano da Rede de Ensino de Itiruçu/BA, acenamos positivamente para o NEABI, como elemento percursor na realização de caminhos outros, para que os direitos humanos, culturais, educacionais e equânimes sejam efetivados, através das ações pedagógicas e das metodologias decoloniais e antirracistas, que utilizam alguns teóricos como Nilma Lino Gomes, Daniel Valério Martins, Marise de Santana, José Valdir Jesus de Santana, Vera Maria Candau, Kabengele Munanga e Jaqueline Moll.