EVASÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DA EVOLUÇÃO DO ABANDONO ESCOLAR EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA ESTADUAL EM MACAPÁ-AP
Palavras-chave:
Educação, Evasão, Aprovados, Reprovados, AbandonoResumo
Este artigo apresenta um estudo da evolução temporal acerca da taxa de evasão escolar em uma escola da rede pública estadual, no Estado do Amapá. O objetivo do estudo é o de descrever as implicações da taxa de evasão segundo as variáveis séries, turno e modalidade. A metodologia da pesquisa consistiu em um estudo quali-quantitativo, centrado, principalmente, no uso da estatística descritiva para cálculo dos valores percentuais e construções gráficas. O recorte temporal consistiu nos anos de 2010 a 2015, recorte esse determinado pelas informações que estavam no site do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Como resultado verificou-se que na escola pesquisada, o maior índice de evasão ocorre no turno da noite 30,86%, seguido do turno da tarde com 18,06% evidenciando que é necessário esta instituição refletir sobre o problema da evasão e ao mesmo tempo, estudar medidas que possam combatê-la.