Educação superior, desenvolvimento sustentável, e cooperação sul-sul: exemplos da Amazônia

Autores

  • Luis Eduardo Aragón Vaca

Palavras-chave:

Educação superior, Pertinência social, Desenvolvimento sustentável, Cooperação su-sul, Sul global

Resumo

Discutem-se a relação entre educação superior e desenvolvimento sustentável, o conceito depertinência social da educação superior, e a importância da cooperação Sul-Sul para fortalecera capacidade instalada no Sul Global, destacando alguns exemplos da Amazônia, como oNúcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA), a Associação de Universidades Amazônicas(UNAMAZ), e a Cátedra UNESCO de Cooperação Sul-Sul para o DesenvolvimentoSustentável. Este estudo é baseado em ampla revisão bibliográfica, incluindo outros textossobre o tema produzidos pelo autor. Desde a Conferência Mundial das Nações Unidas sobreMeio Ambiente e Desenvolvimento reunida no Rio de Janeiro em Junho de 1992 (a Rio 92),que propalou o termo de desenvolvimento sustentável surgiram iniciativas as mais diversas aoredor do mundo para dar-lhe conteúdo ao mesmo: mestrados, doutorados, instituições depesquisa, projetos de toda ordem, conferências, seminários, colóquios, encontros, enaturalmente literatura; enfim o termo entrou nas mais diversas atividades humanas e com osmais diversos significados e propósitos. Igualmente, assim como a Rio 92 propalou o conceitoparadigmático de desenvolvimento sustentável, a Conferência Mundial da UNESCO sobreEducação Superior (CMES) de Paris em 1998, gerou o conceito de pertinência social daeducação superior, igualmente paradigmático, ou seja, a adequação entre o que a sociedadeespera das instituições e o que estas fazem. Tal conceito, ao igual que o de desenvolvimentosustentável, também originou estudos, debates e fóruns ao redor do mundo, em diferentesníveis e nas perspectivas mais diversas, e todos concordam que esse conceito forçou umanova maneira de definir o papel da educação superior na sociedade. Portanto, a educaçãosuperior, para ter impacto na busca do desenvolvimento sustentável, tem que ser pertinente, oque significa educação de qualidade, acessível, responsável, e comprometida com o bem-estarda sociedade. O conceito de pertinência da educação superior é especialmente valioso para ospaíses do Sul Global. Sul Global refere-se ao conjunto de países localizados majoritariamenteao sul do mundo desenvolvido (Norte Global), classificados pelas Nações Unidas como paísesde economias em desenvolvimento, os quais, mesmo sem poderem ser agrupados numa únicacategoria, todos eles compartilham um conjunto de vulnerabilidades e desafios. O Sul Globalconverteu-se em tópico de pesquisa importante, focando diversas perspectivas para fortalecersuas capacidades em busca do desenvolvimento sustentável, incluindo a cooperação Sul-Sul,e equilibrar as forças, superar as assimetrias regionais e tomar vantagens da cooperação quevem do Norte. Algumas iniciativas nesse sentido surgidas na Amazônia são apresentadas.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

Luis Eduardo Aragón Vaca. (2025). Educação superior, desenvolvimento sustentável, e cooperação sul-sul: exemplos da Amazônia. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/303

Edição

Seção

Anais