Potencialidades de uma abordagem racializada dos conteúdos de Geografia

Autores

  • Winicius Alves de Freitas
  • Lorena Francisco de Souza

Palavras-chave:

ensino de Geografia, abordagem racializada

Resumo

A raça pode sempre ser considerada em parte das análises espaciais dos conteúdos de Geografia, mas isso é uma questão que engloba uma multiescalaridade (Escola, Professores, Estudantes, Sociedade), envolvendo muito mais que o professor. Determinados conteúdos geográficos possuem ainda mais potencialidades para que se utilize da cartografia como instrumento e deixe de ser vista apenas como conteúdo, ou até mesmo algo meramente ilustrativo. Assim, este trabalho tem como objetivo compreender as potencialidades de uma abordagem racializada em conteúdos de Geografia. Desde 2003, tornou-se obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nos conteúdos escolares (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Mas é necessário que a comunidade escolar se mobilize para que os conteúdos geográficos sejam abordados de forma racializada. A partir disso, cabe refletir sobre o ensino de Geografia, suas linguagens e as questões raciais que considere o cotidiano dos estudantes, juntamente com uma linguagem que provoque e instigue. A realidade periférica urbana negra é composta por múltiplas diferenças e identidades jovens, estar atento para mobilização dessas vivências tende a potencializar as aulas em escolas localizadas em regiões periféricas da cidade de Goiânia. Uma abordagem racializada busca desenvolver um pensamento geográfico racializado acerca da sociedade e suas relações como um todo que agregue na luta pela igualdade racial, e desenvolver isso no ensino fundamental se torna enriquecedor a partir do ponto em que crianças e adolescentes são os principais sujeitos de suas realidades. Metodologicamente, este trabalho parte de levantamentos primários em pesquisa de mestrado, buscando fazer um ensaio teórico acerca do movimento negro e a implementação de uma abordagem racializada nos dias atuais. Portanto, leva-se a refletir sobre o papel do professor de Geografia nesse processo, como se deu e se dá a sua formação inicial e continuada referente às temáticas raciais no ensino da referida disciplina.

Biografia do Autor

Lorena Francisco de Souza

A raça pode sempre ser considerada em parte das análises espaciais dos conteúdos de Geografia, mas isso é uma questão que engloba uma multiescalaridade (Escola, Professores, Estudantes, Sociedade), envolvendo muito mais que o professor. Determinados conteúdos geográficos possuem ainda mais potencialidades para que se utilize da cartografia como instrumento e deixe de ser vista apenas como conteúdo, ou até mesmo algo meramente ilustrativo. Assim, este trabalho tem como objetivo compreender as potencialidades de uma abordagem racializada em conteúdos de Geografia. Desde 2003, tornou-se obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira nos conteúdos escolares (Ensino Fundamental e Ensino Médio). Mas é necessário que a comunidade escolar se mobilize para que os conteúdos geográficos sejam abordados de forma racializada. A partir disso, cabe refletir sobre o ensino de Geografia, suas linguagens e as questões raciais que considere o cotidiano dos estudantes, juntamente com uma linguagem que provoque e instigue. A realidade periférica urbana negra é composta por múltiplas diferenças e identidades jovens, estar atento para mobilização dessas vivências tende a potencializar as aulas em escolas localizadas em regiões periféricas da cidade de Goiânia. Uma abordagem racializada busca desenvolver um pensamento geográfico racializado acerca da sociedade e suas relações como um todo que agregue na luta pela igualdade racial, e desenvolver isso no ensino fundamental se torna enriquecedor a partir do ponto em que crianças e adolescentes são os principais sujeitos de suas realidades. Metodologicamente, este trabalho parte de levantamentos primários em pesquisa de mestrado, buscando fazer um ensaio teórico acerca do movimento negro e a implementação de uma abordagem racializada nos dias atuais. Portanto, leva-se a refletir sobre o papel do professor de Geografia nesse processo, como se deu e se dá a sua formação inicial e continuada referente às temáticas raciais no ensino da referida disciplina.

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Publicado

30-05-2025

Como Citar

Alves de Freitas, W., & Francisco de Souza, L. . (2025). Potencialidades de uma abordagem racializada dos conteúdos de Geografia. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/301

Edição

Seção

Anais