COMPREENSÃO DE GÊNERO NO ÂMBITO ESCOLAR: OS ENCADEAMENTOS EM SER PROFESSORA COM AS INTERPELAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE DENTRO DA SALA DE AULA
Palabras clave:
Feminização do Magistério, Papéis de gênero, Ensino fundamental, Exercício docenteResumen
Este artigo traz resultados referentes à pesquisa que teve como objetivo geral: Compreender as perspectivas de gênero no âmbito das práticas pedagógicas e como, para as professoras e os professores, o feminino e o masculino influenciam na percepção das vivências de gênero e sexualidade na escola. E como objetivos específicos: Inventariar as possibilidades e empecilhos enfrentados pelas professoras e pelos professores em geral para abordarem as temáticas de gênero e sexualidade em sala de aula; investigar quais percepções professoras e professores possuem acerca das relações de gênero estabelecidas entre as/os estudantes e como percebem a vivência da sexualidade no ambiente escolar; analisar as práticas pedagógicas de professoras e professores sob a perspectiva da educação para equidade de gênero e sexualidade. O método de análise escolhido foi o de educação comparada ou estudo comparativo, a fim de analisar as falas de professoras e professores em seus exercícios profissionais e comparar estas atuações. A abordagem utilizada foi a qualitativa, que permitiu entender os fenômenos de forma específica e em melhor profundidade. Foram entrevistadas duas professoras e dois professores, de escolas públicas estaduais, atuando no Ensino Fundamental Anos Finais. O texto traz uma reflexão acerca dos papéis de professores e professoras nas salas de aula a partir de seu sexo biológico. É quase inexistente que homens ocupem a docência no ensino fundamental e isso está atrelado a um preconceito, já que nesta idade, as crianças demandam mais cuidados diretos principalmente com o corpo.