DISCIPLINA: UMA LEITURA EM VIGIAR E PUNIR

Autores/as

  • Elane Bueno Fernandes Lobo de Mello

Palabras clave:

Poder disciplinar, Escola, Panoptismo

Resumen

A partir da leitura da obra Vigiar e Punir, o presente trabalho tem como objetivo apresentar uma análise histórica do conceito de “disciplina”, na perspectiva do filósofo Francês Michel Foucault. Para tal, analisa os dispositivos específicos do poder disciplinar: a vigilância hierárquica, a sanção normalizadora e o exame. Mostra, teoricamente, os deslocamentos e as técnicas do poder disciplinar no século XVII e XVIII, as reflexões e considerações. Apresenta o Panóptico no qual a relação de poder é de sujeição constante do indivíduo e demonstra que o panoptismo constitui-se um poder produtor de um saber que regula a vida dos indivíduos. A partir de tais considerações, resta-nos saber, após uma análise histórica, como o pensamento de Foucault pode nos ajudar a compreender os mecanismos do poder disciplinar na escola.

Biografía del autor/a

Elane Bueno Fernandes Lobo de Mello

Mestranda da PPGE da Faculdade de Inhumas (2009), Professora de Educação Básica, servidora pública da Secretaria de Educação do Estado de Goiás.

Publicado

2022-04-27

Cómo citar

Bueno Fernandes Lobo de Mello, E. (2022). DISCIPLINA: UMA LEITURA EM VIGIAR E PUNIR. Revista Científica De Educação, 5(1), e021033. Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/62