EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Neuda Batista Mendes França

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Interculturalismo, Educação

Resumo

Na sociedade contemporânea, a diversidade de culturas é um fato evidente. No entanto, a constatação do multiculturalismo existente não significa valorização e reconhecimento da diversidade cultural. No âmbito educacional, afirmar que existe diversidade sociocultural não significa afirmar que há espaço, estudo e oportunidade para que todos os sujeitos, inclusive os integrantes de culturas não-hegemônicas, possam se manifestar, serem reconhecidos, respeitados e valorizados. Sendo assim, este artigo busca apontar desafios e possibilidades de se efetivar uma educação multicultural partindo da perspectiva intercultural de Vera Maria Candau (2002;2008;2014) à qual, para além do reconhecimento, do respeito e da afirmação cultural, pressupõe uma inter-relação entre as culturas, perpassando teorias e práticas pedagógicas e curriculares, com vistas à construção de uma sociedade, educação e escola, mais democrática e inclusiva.

Biografia do Autor

Neuda Batista Mendes França

Mestre em Ciências da Religião e doutoranda em Educação pela PUC/GO. Pedagoga; especialista em Mídias Educacionais, professora do sistema municipal de ensino de Barro Alto-GO.

Downloads

Publicado

04/27/2022

Como Citar

Batista Mendes França, N. (2022). EDUCAÇÃO INTERCULTURAL: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Revista Científica De Educação, 5(1), e021028. Recuperado de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/60