ORGANIZAO DO ENSINO NA ESCOLA CONTEMPOREA - CONTRIBUIES DA TEORIA HISTICO-CULTURAL

Autores/as

  • Raquel Aparecida Marra de Madeira Freitas PUC Goiás

Palabras clave:

didática histórico-cultural, teoria histórico-cultural, teoria da atividade

Resumen

Na sociedade contemporea, mudans de diversas ordens e nos distintos campos est impelindo mudans nas pricas pedagicas escolares, particularmente, nas formas de organizao do ensino e da aprendizagem. P. Ya Galperin e V. V. Davydov, preocupados com a qualidade da aprendizagem dos alunos, desenvolveram teorias acerca da organizao do ensino. Este trabalho trata de descrever as duas teorias e apontar suas contribuies. Foi realizada pesquisa bibliogrica com o objetivo de caracterizar e distinguir as formas de organizao do ensino formuladas pelos dois autores e apontar suas contribuies para a prica pedagica escolar. Conclui-se que ambos apresentam formas concretas para se organizar um ensino que, considerando as exigcias educativas contemporeas, contribua para pricas que valorizem tanto a apropriao dos conteos como o desenvolvimento da capacidade investigativa e crica dos alunos. Palavras-chave: didica histico-cultural; teoria histico-cultural; teoria da atividade

Biografía del autor/a

Raquel Aparecida Marra de Madeira Freitas, PUC Goiás

Doutora em Educação pela UNESP. Professora e Coordenadora do Programa de PósGraduação em Educação – Mestrado e Doutorado da PUC Goiás.

Publicado

2016-12-02

Cómo citar

Aparecida Marra de Madeira Freitas, R. (2016). ORGANIZAO DO ENSINO NA ESCOLA CONTEMPOREA - CONTRIBUIES DA TEORIA HISTICO-CULTURAL. Revista Científica De Educação, 1(1), 04–20. Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/3