ORGANIZAO DO ENSINO NA ESCOLA CONTEMPOREA - CONTRIBUIES DA TEORIA HISTICO-CULTURAL
Palabras clave:
didática histórico-cultural, teoria histórico-cultural, teoria da atividadeResumen
Na sociedade contemporea, mudans de diversas ordens e nos distintos campos est impelindo mudans nas pricas pedagicas escolares, particularmente, nas formas de organizao do ensino e da aprendizagem. P. Ya Galperin e V. V. Davydov, preocupados com a qualidade da aprendizagem dos alunos, desenvolveram teorias acerca da organizao do ensino. Este trabalho trata de descrever as duas teorias e apontar suas contribuies. Foi realizada pesquisa bibliogrica com o objetivo de caracterizar e distinguir as formas de organizao do ensino formuladas pelos dois autores e apontar suas contribuies para a prica pedagica escolar. Conclui-se que ambos apresentam formas concretas para se organizar um ensino que, considerando as exigcias educativas contemporeas, contribua para pricas que valorizem tanto a apropriao dos conteos como o desenvolvimento da capacidade investigativa e crica dos alunos. Palavras-chave: didica histico-cultural; teoria histico-cultural; teoria da atividade