Educação do Campo no Brasil contemporâneo: conquistas, desafios e resistências em tempos de retrocesso

Rural Education emerges as a recent achievement in Brazilian history, advocating for aneducation that takes place in the countryside and is built upon the needs and realities of ruralpopulations. This study, of a qualitative and bibliographic nature, seeks to analyze thechallenges and perspectives of Rural Education in contemporary Brazil, highlighting the need tostrengthen discussions as part of a broader project aimed at social transformation.

Autores/as

  • Graziele Santos Ribeiro
  • Esther Marciano Barbosa
  • Emillyn Rilla Alves dos Santos
  • Gersileide Paulino de Aguiar Vilela

Palabras clave:

Educação do Campo, Movimentos Sociais, Resistência

Resumen

A Educação do Campo emerge como uma conquista recente na história brasileira, fruto deembates sociais no período pós-ditadura militar, especialmente durante o processo deredemocratização. Sua definição carrega um duplo significado: deve ser uma educação docampo, ou seja, construída a partir das necessidades e realidades dos povos rurais em suadiversidade; e no campo, garantindo o direito à educação sem que seja necessário migrar paraos centros urbanos. Essa concepção rompe com o modelo tradicional da chamada educaçãorural, marcado pelo ruralismo pedagógico, que durante décadas reproduziu uma visãourbano-centrada e alheia às especificidades rurais. Nas últimas décadas, importantes avançosforam alcançados, como a criação das Diretrizes Operacionais para a Educação Básica doCampo, em 2002, e a realização de conferências nacionais dedicadas ao tema – a primeiradelas, realizada em Luziânia (GO) em 1998. No entanto, persistem desafios estruturais quedificultam a consolidação de uma educação verdadeiramente transformadora como oenfraquecimento de programas como o PRONERA (Programa Nacional de Educação naReforma Agrária), o PROCAMPO (Programa Nacional de Educação do Campo) e oPRONACAMPO (Programa Nacional do Campo), além da falta de articulação efetiva entreEstado e os movimentos sociais. Esses movimentos, em especial o MST (Movimento dosTrabalhadores Rurais Sem Terra), têm desempenhado um papel central na defesa daEducação do Campo, articulando-a com lutas mais amplas pela defesa da reforma agrária,direito à terra e soberania alimentar. A pedagogia desenvolvida por esses movimentos,baseada na educação crítica e na valorização da cultura camponesa, demonstra que é possívelconstruir alternativas ao modelo hegemônico. Nesse contexto, destaca-se que a Educação doCampo foi impactada com o Impeachment de 2016, período marcado pelo desmonte depolíticas públicas educacionais e a falta de incentivo voltado aos programas às populações docampo, intensificando as desigualdades históricas. Este estudo, de caráter qualitativo ebibliográfico, busca analisar os desafios e as perspectivas da Educação do Campo no Brasilcontemporâneo, destacando a necessidade de retomar e fortalecer essa pauta como parteessencial de um projeto amplo de transformação social. Assim, é fundamental reivindicarpolíticas públicas consistentes, garantir a participação ativa dos movimentos sociais naformulação de ações educativas e combater a precarização das escolas no campo. Apesar dosobstáculos, a resistência dos povos rurais e a produção acadêmica crítica denuncia e anunciacaminhos para uma educação que efetivamente dialogue com a realidade do campo econtribua para a construção de uma sociedade mais justa.

Publicado

2025-05-30

Cómo citar

Santos Ribeiro, G. ., Marciano Barbosa, E. ., Rilla Alves dos Santos, E. ., & Paulino de Aguiar Vilela, G. . (2025). Educação do Campo no Brasil contemporâneo: conquistas, desafios e resistências em tempos de retrocesso: Rural Education emerges as a recent achievement in Brazilian history, advocating for aneducation that takes place in the countryside and is built upon the needs and realities of ruralpopulations. This study, of a qualitative and bibliographic nature, seeks to analyze thechallenges and perspectives of Rural Education in contemporary Brazil, highlighting the need tostrengthen discussions as part of a broader project aimed at social transformation. Revista Científica De Educação, 1(1). Recuperado a partir de https://seer.facmais.edu.br/rc/index.php/RCE/article/view/297

Número

Sección

Anais