Políticas Afirmativas e Estudos Culturais: Educação Intercultural e Etnografia nas Narrativas Autobiográficas de Jovens Umbandistas no Terreiro e na Escola
Palabras clave:
Narrativas de jovens umbandistas, Identidade, Educação intercultural, Conexões entre espiritualidade e educação, Inclusão culturalResumen
Este estudo dedica-se a uma investigação etnográfica qualitativa que busca compreender a construção da identidade e do pertencimento religioso entre jovens umbandistas em terreiros de Goiás e em uma escola pública. Ao explorar a interação entre identidades religiosas e escolares, a pesquisa destaca a escola como um espaço plural que abriga diversas expressões religiosas. Por meio da coleta de autobiografias e narrativas etnográficas, o trabalho revela que as narrativas não somente desafiam estigmas sociais, mas também promovem um diálogo intercultural enriquecedor entre saberes e práticas religiosas e educacionais. A pesquisa evidencia a importância da educação intercultural e da etnografia para a valorização das experiências dos jovens umbandistas, sugerindo que suas narrativas tornam possível a fusão de suas raízes culturais e demandas acadêmicas. Os resultados apontam ainda para a necessidade de inclusão de conteúdos afro-brasileiros nos currículos escolares, promovendo um ambiente mais seguro e acolhedor para a diversidade cultural. As narrativas dos jovens refletem a complexidade de suas identidades, marcadas por múltiplas expressões e desafios, e sublinham a importância da educação na formação de um olhar respeitoso e inclusivo sobre práticas religiosas e culturais diversas. Nesse contexto, as experiências desses jovens são cruciais para a construção da identidade e pertencimento na sociedade contemporânea, sendo a narrativa uma ferramenta fundamental para desafiar preconceitos e promover respeito e inclusão nas escolas. O estudo propõe que a escola deve ser um ambiente de aprendizado e convivência, contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e respeitosos em relação à diversidade cultural e religiosa. Esta pesquisa é vinculada ao NEPEM/UNIFIMES e à Linha de Pesquisa Educação e Instituições Políticas Educacionais do Mestrado em Educação da UNIMAIS.