Educação infantil: a relevância da psicomotricidade para o desenvolvimento e a aprendizagem da criança na educação infantil1
Resumen
O presente estudo discute a relevância de práticas educativas voltadas ao desenvolvimento psicomotor na educação infantil, especialmente nas redes públicas de ensino. O objetivo geral é compreender as atividades psicomotoras em suas dimensões físicas, cognitivas, socioafetivas, motoras e curriculares, destacando sua importância no processo de aprendizagem da criança na pré-escola. Para alcançar esse propósito, foram definidos três objetivos específicos: compreender as bases conceituais das atividades psicomotoras e a caracterização da primeira infância; discutir a aprendizagem da criança na pré-escola; e identificar as atividades psicomotoras previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que se relacionam ao processo de aprendizagem infantil. A metodologia de revisão sistemática de literatura, com abordagem descritiva, voltada à análise de produções científicas sobre psicomotricidade e o desenvolvimento na educação infantil. A investigação se apoiou em autores clássicos da teoria histórico cultural como Henri Wallon, Lev Vygotsky, cujas teorias embasam a compreensão da psicomotricidade como processo integrado ao desenvolvimento global da criança. Esses teóricos apontam que o movimento corporal está diretamente ligado ao desenvolvimento emocional, cognitivo e social da criança, sendo o brincar e a interação elementos centrais nesse processo. Os resultados mais relevantes indicam que a psicomotricidade, quando aplicada de forma intencional e lúdica, contribui significativamente para a organização do pensamento, o estímulo da linguagem, a coordenação motora e a autonomia da criança. As atividades psicomotoras promovem não apenas o domínio corporal, mas também favorecem a expressão emocional e a construção de relações sociais e afetivas significativas. A pesquisa também evidencia que, embora a BNCC reconheça a importância dessas práticas, sua implementação nas escolas enfrenta entraves como a escassez de recursos, formação específica dos professores e infraestrutura inadequada. Conclui-se que a integração das práticas psicomotoras ao cotidiano da educação infantil é essencial para a construção de uma base significativa para a aprendizagem e para o desenvolvimento integral das crianças, sendo necessário investir em políticas públicas que valorizem essa dimensão e formem profissionais preparados para atuarem com finalidades pedagógicas desde os primeiros anos escolares.